Três Benefícios de Implantar API na Sua Empresa

As Interfaces de Programação de Aplicativos, também conhecidas com API, estão ganhando cada vez mais força no contexto corporativo. Trata-se de uma interface simples e padronizada que é desenvolvida com o intuito de tornar a sua aplicação mais comunicável.

O foco principal das APIs é fornecer a outros programadores um método discreto para que eles possam construir aplicações que se comuniquem. Os aplicativos dialogam entre si, sem intervenção dos usuários.

Podemos pegar o exemplo da interação entre as lojas virtuais, os bancos e operadoras de cartão. Ao efetuar o pagamento, simultaneamente, a API envia os dados do cartão para um aplicativo remoto validando a venda. O procedimento é rápido e seguro.

Três benefícios de implantar API na sua empresa:

1- Customização

Possibilita oferecer serviços e produtos personalizados para o consumidor final.  Somente com os dados do cliente que já constam na rede, as APIs são capazes de definir o perfil de consumo do usuário, aumentando a capacidade de customização da empresa.

2- Otimização

A maioria das APIs apresenta funcionalidades que enriquecem a gestão e ajudam a definir estratégias de ação, como relatórios personalizados automaticamente e ferramentas de gerenciamento.

Com isso, o nível da gestão interna melhora, interferindo diretamente na forma que as organizações são dirigidas e monitoradas.

3- Integração

As APIs permitem o compartilhamento de informações entre as empresas, fazendo com que a interconexão de dados forneça uma visão geral do negócio. Oferecem o máximo de conteúdo em um ambiente digital prático e funcional.

Expõem diferentes tipos de informações, internas ou externas, individuais ou agrupadas, mas sempre de modo controlado e seguro.

Posts Recentes

Fim da Alumy: qual a melhor plataforma para migrar seu clube de assinaturas agora

Fim da Alumy: Betalabs é a melhor alternativa para seu clube de assinaturas A plataforma…

7 dias atrás

Personalização: o novo básico da experiência digital

O cliente não quer ser mais um O consumidor digital mudou. Ele não quer ser…

3 semanas atrás

Descontos não criam clientes fiéis. Experiência cria.

Promoção atrai. Experiência retém. Descontos são uma ótima ferramenta de aquisição, mas o preço baixo…

4 semanas atrás

O primeiro pedido não é o mais importante

O primeiro pedido é só o começo. No e-commerce, é comum comemorar a primeira venda…

1 mês atrás

Um post não vende. Uma jornada bem estruturada, sim!

Se você acredita que publicar conteúdo sozinho é suficiente para vender, é hora de repensar…

2 meses atrás

Clube do Smi: como unir fé, diversão e aprendizado todos os meses

Educar os filhos com valores cristãos é um desejo presente em muitas famílias, mas nem…

3 meses atrás