As Interfaces de Programação de Aplicativos, também conhecidas com API, estão ganhando cada vez mais força no contexto corporativo. Trata-se de uma interface simples e padronizada que é desenvolvida com o intuito de tornar a sua aplicação mais comunicável.
O foco principal das APIs é fornecer a outros programadores um método discreto para que eles possam construir aplicações que se comuniquem. Os aplicativos dialogam entre si, sem intervenção dos usuários.
Podemos pegar o exemplo da interação entre as lojas virtuais, os bancos e operadoras de cartão. Ao efetuar o pagamento, simultaneamente, a API envia os dados do cartão para um aplicativo remoto validando a venda. O procedimento é rápido e seguro.
Possibilita oferecer serviços e produtos personalizados para o consumidor final. Somente com os dados do cliente que já constam na rede, as APIs são capazes de definir o perfil de consumo do usuário, aumentando a capacidade de customização da empresa.
A maioria das APIs apresenta funcionalidades que enriquecem a gestão e ajudam a definir estratégias de ação, como relatórios personalizados automaticamente e ferramentas de gerenciamento.
Com isso, o nível da gestão interna melhora, interferindo diretamente na forma que as organizações são dirigidas e monitoradas.
As APIs permitem o compartilhamento de informações entre as empresas, fazendo com que a interconexão de dados forneça uma visão geral do negócio. Oferecem o máximo de conteúdo em um ambiente digital prático e funcional.
Expõem diferentes tipos de informações, internas ou externas, individuais ou agrupadas, mas sempre de modo controlado e seguro.
A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado um elemento essencial para o crescimento e a…
O modelo de negócios por assinatura deixou de ser tendência para se tornar uma realidade…
No ambiente digital altamente competitivo do e-commerce, monitorar os indicadores-chave de desempenho (KPIs) é essencial…
Empresas inovadoras estão cada vez mais investindo em tecnologia para expandir suas operações e se…
A Páscoa é uma das datas mais lucrativas para o comércio, e um planejamento estratégico…
O mercado de e-commerce B2B está em expansão, mas enfrenta desafios específicos que diferem do…