Quais redes sociais alimentar para impulsionar o seu e-commerce?

Atualmente, utilizar as redes sociais para impulsionar o e-commerce é uma necessidade das empresas. Segundo um levantamento feito pela AlliN, em parceria com a Opinion Box, 76% dos consumidores recorrem às redes sociais na hora de comprar, seja para conhecer o produto e a empresa, ler reviews de clientes ou comparar preços.

Porém, para quem está iniciando um empreendimento agora, uma dúvida é recorrente: em quais redes eu devo manter o foco para prospectar mais clientes?

Quais redes sociais alimentar para impulsionar o seu e-commerce?

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Escola de E-commerce, essas são as redes sociais mais utilizadas no Brasil em 2022:

  1. WhatsApp (165 milhões)
  2. YouTube (138 milhões)
  3. Instagram (122 milhões)
  4. Facebook (116 milhões)
  5. TikTok (73,5 milhões)
  6. Messenger (65,5 milhões)
  7. LinkedIn (56 milhões)
  8. Pinterest (30 milhões)
  9. Twitter (19 milhões)
  10. Snapchat (7,6 milhões)

Ou seja, as possibilidades para trabalhar a divulgação do seu e-commerce são imensas! Portanto, a dúvida de quais redes sociais alimentar para posicionar o seu e-commerce é constante, diante de tantas possibilidades disponíveis.

A respostas é: depende! O ideal é tentar se posicionar no máximo de redes sociais possível, para atingir diferentes públicos, de diversas formas. Porém, tudo depende do tipo de conteúdo que a sua marca irá postar.

Se você tem uma empresa B2B, cujo principal público são empresários mais velhos e formais, não faz sentido utilizar o Tiktok para postar conteúdos de humor e dancinhas. Porém, isso não significa que você não possa utilizar essa plataforma para divulgar conteúdos da sua empresa, vídeos informativos, entre outros tipos de conteúdos que estão alinhados com o posicionamento da sua marca.

Por isso, é muito importante ter a sua estratégia de marca muito bem planejada, e conhecer muito bem o seu público, para ser assertivo nos conteúdos produzidos.

Para e-commerces de produos B2C, por exemplo, o Pinterest é uma rede social interessante para postar imagens dos seus produtos. Apesar de não ser a rede mais utilizada, ela tem espaço para esse tipo de conteúdo.

Dados sobre as redes sociais para e-commerces

Existem alguns dados nos quais podemos nos basear para saber onde investir mais a nossa energia. De acordo com pesquisas divulgada pela Resultados Digitais, e pela OpinionBox:

Instagram

  • Mais de 90% dos profissionais de Marketing consideram o Instagram a rede mais relevante;
  • 55% dos consumidores brasileiros já usaram o Instagram para conversar com empresa.

Youtube

  • Apenas 31% utilizam o Youtube para procurar sobre um produto, porém 51% utilizam a rede para se informarem e aprenderem mais sobre diversos assuntos, sendo uma boa oportunidade para trabalhar o marketing de conteúdo.

Twitter

  • 38% dos consumidores já comprara algum produto ou serviço que descobriram no Twitter.

TikTok

  • Em 2021, o TikTok foi o aplicativo mais baixado do Brasil, considerando todas as categorias;
  • 35% dos usuários de TikTok no Brasil já compraram algum produto ou contrataram algum serviço que descobriram no TikTok.

Whatsapp

  • 76% dos usuários utilizam o Whatsapp para se comunicarem com empresas.
  • 55% já contrataram um serviço pelo Whatsapp;
  • 55% já compraram algum produto pelo Whatsapp.

Facebook

  • 21% dos usuários utilizam o Facebook para fazer compras;
  • 44% utilizam a rede para acompanhar marcas e empresas que gostam;
  • 63% já compraram algum serviço ou produto que conheceram pelo Facebook.

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