Apesar de se tornar cada vez mais comum o hábito de realizar compras virtualmente, muitos consumidores se sentem receosos em relação à segurança das lojas virtuais, afinal existem riscos de fraudes.
Quando um e-commerce não fornece nenhum recurso de segurança de dados, ele acaba abrindo brechas para invasões e roubo de dados.
Isso tudo pode acabar impactando negativamente em suas vendas, mas há maneiras de evitar fraudes e ao mesmo tempo tranquilizar seus clientes quanto à segurança que seu site oferece.
Atualmente, existem diversos certificados de segurança para sites e e-commerce. Confira abaixo as três etapas e os diferentes tipos de certificações e selos de segurança que garantirão maior proteção e menor vulnerabilidade para sua loja:
O Certificado Digital SSL (ou SSL) é indiscutivelmente obrigatório em seu e-commerce, uma vez que a responsabilidade de guardar os dados de seus clientes é sua.
O que o Certificado SSL faz? Ele é responsável por criptografar as informações inseridas pelo cliente, garantindo a segurança desses dados.
De maneira simplificada, funciona assim: quando o cliente insere suas informações pessoais na sua loja virtual, os dados são criptografados de modo que apenas o servidor do site é capaz de ler o conteúdo. E isso é válido também para o caminho inverso, quando o site envia informações para o cliente.
Um site com SSL pode ser identificado pelo “HTTPS” no início da URL ou pelo cadeado verde aparente na barra de endereço do navegador:
Existem algumas modalidades diferentes de SSL, que devem ser utilizadas de acordo com a necessidade de cada negócio. As principais são:
SSL Simples: Criptografa a mensagem que foi inserida no seu site, protegendo os dados de seus clientes.
SSL EV: Além de realizar a mesma função do SSL simples, esse certificado valida também informações da empresa, como CNPJ e endereço. Ele faz com que a barra dos navegadores fique verde, ou seja, indicam ao cliente que o site é seguro. Além de tornar visível sua razão social, agregando valor à sua marca.
SSL Wildcard: Esse Certificado SSL é indicado para lojistas que possuem vários subdomínios. Por exemplo, webmail.lojavirtual.com, carrinho.lojavirtual.com, etc. O Wildcard permite que sejam incluídos novos subdomínios, sem custo durante a duração do contrato.
A blindagem de site tem como objetivo verificar as vulnerabilidades do seu e-commerce a fim de protegê-lo.
Ao tornar seu site blindado, você diminui as chances de invasão e evita consequências como: derrubar sua página para prejudicar seu negócio, ter acesso ao seu banco de dados, acessar informações pessoais de seus clientes, inserir vírus/malware em sua loja, etc.
A tarifa cobrada pelos serviços de blindagem de sites costuma ser baseada na quantidade de visitas que seu site recebe. Apesar de não ser uma etapa de segurança obrigatória, a blindagem garante que seu cliente se sentirá mais seguro ao realizar uma compra em sua loja.
O Web Application Firewall é mais uma ferramenta que pode proteger sua loja virtual, com o diferencial de que ela age de forma proativa. E o que isso significa? Caso seja detectada uma suspeita de invasão, roubo de dados, entre outras ações que podem prejudicar sua loja, o WAF identifica e interrompe essa ação.
A contratação desse serviço é feita com empresas de segurança, como a Site Blindado, e seu custo é alto; mas, em contrapartida, ele garante segurança máxima para seu e-commerce, barrando qualquer tentativa de invasão. O WAF é mais indicado para grandes negócios
Seus clientes prezam pela segurança de suas informações, afinal ninguém quer correr riscos de fraude, como ter seu cartão de crédito clonado, por exemplo.
Portanto, informe a seus consumidores que seu site é 100% seguro adicionando selos e certificados de segurança na página e evidenciando suas práticas de proteção contra fraudes. Dessa forma, seus consumidores se sentirão mais seguros comprando em sua loja, e você verá suas vendas alavancando!
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