Prepare sua loja virtual para a Black Friday 2016!

Conforme abordamos em uma postagem anterior, a Black Friday é a segunda melhor data comemorativa para o faturamento do comércio eletrônico, ficando atrás apenas do Natal. Em 2016, a sexta-feira mais esperada pelo varejo acontecerá no dia 25 de novembro, e promete trazer bons resultados para os lojistas, uma vez que a tendência em relação ao ano passado é otimista.

Para aproveitar esse grande aumento na demanda e conseguir lucrar na Black Friday, confira as dicas que a Betalabs separou para ajudar a preparar seu e-commerce para a data!


Certifique-se de que sua plataforma de e-commerce é capaz de suportar o tráfego

Na Black Friday, a expectativa é que o número de acessos ao seu e-commerce seja muito maior do que você está acostumado a receber. E isso vale para o seu servidor! Verifique qual é o número máximo de acessos que o servidor suporta e, se possível, amplie o limite.

Um problema muito comum é utilizar servidores físicos ou com pouca capacidade expansiva. Sendo assim, procure servidores que, além de segurança, ofereçam expansão para que você possa operar com picos maiores de acesso. Uma ótima alternativa é utilizar Cloud Computing, ou seja, servidores baseados na Nuvem. Assim, você não arca com diversos custos de manutenção e aquisição de servidores, além de toda a informação ficar disponível de qualquer dispositivo, com total segurança.


Faça uma seleção inteligente de produtos

O objetivo da Black Friday é ajudar os lojistas a queimar seus estoques e renová-los para o Natal, quando o volume de vendas é ainda maior. Sendo assim, aproveite para liquidar os produtos com maior dificuldade de venda, os que estão em grande quantidade no estoque, aqueles que serão substituídos em breve por modelos mais novos, etc.


Ofereça descontos reais

O maior erro que uma loja pode cometer nessa data é tentar enganar seus clientes. No Brasil, o número de reclamações envolvendo propagandas enganosas na Black Friday é alarmante e o consumidor está cada vez mais atento a falsas vantagens e promoções ludibriosas. Portanto, seja honesto com seu cliente e ofereça descontos e oportunidades que realmente valham à pena ‒ para ele e para você!


Crie expectativas

Preparar-se para a Black Friday significa, também, deixar seus clientes preparados. Dias antes da data, você pode fazer pequenas campanhas dos produtos que estarão em oferta, anunciar demais vantagens que irá oferecer e estimular trocas de experiências com o cliente. Assim, além de criar interesse e expectativas sobre as suas promoções, você estará estreitando a relação com seu consumidor. As redes sociais e o e-mail marketing são ótimos recursos para isso.


Aposte no e-mail marketing

Se você já possui uma base de e-mails, utilize-a a seu favor! O e-mail marketing é um método eficaz de aumentar suas vendas, e nesta data não seria diferente. Você pode oferecer vantagens específicas e personalizadas, como um desconto especial para quem realizar a compra através do e-mail recebido, por exemplo.


Facilite o checkout

Muitos usuários deixam de comprar em determinadas lojas caso o processo de finalização de uma compra e o fluxo de pagamento forem complexos/demorados.  Portanto, certifique-se de que a plataforma do seu e-commerce é otimizada nesse ponto e prioriza a facilidade no momento do checkout.

A plataforma e-commerce Betalabs possui um modelo de checkout propriamente desenvolvido para melhorar o índice de conversão da sua loja. Carrinho, identificação e pagamento. São 3 etapas com ferramentas de preenchimento automático para que o cliente não desista no meio do fluxo de compra.


Explore os Marketplaces

Se você quer dar ainda mais visibilidade aos seus produtos, coloque-os à venda em marketplaces, como o Mercado Livre, Buscapé, Walmart, Americanas, entre outros. Para isso, verifique se a plataforma de seu e-commerce é integrável com marketplaces. Saiba mais sobre como funciona essa integração na plataforma e-commerce Betalabs clicando aqui.

 

Lembre-se: A Black Friday antecede o Natal. Ou seja, esta é uma ótima oportunidade para fidelizar seus clientes e conquistar novos, fazendo com que eles voltem a comprar em sua loja em dezembro!

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