Graças às muitas facilidades de entrada e ao grande potencial de crescimento, o comércio eletrônico atrai todos os dias novos empreendedores que acirram ainda mais a competitividade do mercado.
Como resposta à concorrência, o lojista deve dobrar e desdobrar seus recursos na busca por alternativas para se destacar no segmento, como é o caso, por exemplo, da venda conciliada de produtos e serviços.
Tradicionalmente presente no meio físico, neste modelo de negócio o lojista, além de se responsabilizar pela venda do produto, oferece ao cliente serviços relacionados à utilização da mercadoria, como a sua instalação ou montagem.
Apesar de mais comumente relacionado à venda de aparelhos elétricos, eletrônicos, móveis ou mesmo ajuste e substituição de peças, as opções de serviços oferecidos podem ser variadas e se limitam somente ao tipo de produto comercializado e a estrutura do próprio lojista.
Refiro-me a estrutura do lojista porque não basta apenas desejar oferecer a prestação de serviços em sua loja virtual ou em seu clube de assinatura: é necessário ter em mente os custos extras desta operação e se a loja terá condições de executar a atividade com a eficiência esperada pelo cliente.
Uma alternativa popular para contornar as barreiras geradas pela estrutura (ou falta de estrutura) do lojista é desenvolver parcerias com empresas especializadas na prestação do serviço em questão para que estas arquem com a execução do mesmo.
Esta alternativa é benéfica para ambas as partes envolvidas, reduzindo custos por parte do lojista e garantindo uma nova venda para seu parceiro.
A venda conciliada de produtos e serviços, muito mais do que representar um diferencial competitivo para a empresa, agrega valor ao produto e oferece uma experiência de compra mais completa para seus clientes, contribuindo (caso o serviço seja bem feito) para sua satisfação e para o processo de fidelização do consumidor.
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