O que significa SLA?

SLA significa Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço (SLA), está sigla diz respeito a um acordo firmado entre empresa e cliente onde são definidas as metas e nível da qualidade dos serviços prestados pela empresa aquele cliente específico.

Como SLA trata da avaliação da qualidade de serviços, é necessário que haja pleno conhecimento das expectativas e responsabilidades de cada uma das partes, como as necessidades do cliente e quais serão os serviços desempenhados pela empresa.

Assim como, a definição de variáveis que permitam avaliar quantitativamente a qualidade destes serviços, como, por exemplo, a disponibilidade e tempo de resposta da empresa para atendimento e solução de problemas, conformidade legal dos serviços, entre outros.

Onde é aplicado o SLA?

Apesar de mais comumente aplicado na área de TI, este modelo de acordo pode ser utilizado por empresas em diferentes setores do mercado e funciona como uma espécie de guia ou garantia entre as partes, devendo ser revisado periodicamente para avaliar a relação entre as mesmas.

O não cumprimento das responsabilidades descritas no contrato pode resultar em conflitos entre a empresa e o cliente, muitos dos quais podem, se assim especificado no contrato, resultar em multas ou rescisão contratual.

Confira outras dicas empreendedoras!

Posts Recentes

Como transformar o Dia dos Pais em conexão (e não só em conversão)

Campanhas sazonais são uma das maiores oportunidades de venda no e-commerce. Mas a cada ano,…

2 dias atrás

Seu e-commerce pode mais: como plataformas flexíveis destravam o crescimento

Muitos lojistas digitais enfrentam uma realidade frustrante: estão prontos para crescer, mas presos a plataformas…

4 dias atrás

A Primeira IA Gratuita para Negócios de Assinatura Já Está no Ar – E Você Pode Usar Agora Mesmo

Em 2024, o mercado de assinaturas cresceu 74% no Brasil, segundo dados da CBN. De…

3 semanas atrás

15 clubes de assinatura que você precisa conhecer em 2025

Clubes de assinatura no Brasil Os clubes de assinatura são uma modalidade antiga de vendas,…

2 meses atrás

Por que os clubes de benefícios são essenciais para o varejo moderno

No cenário atual, onde a concorrência é acirrada e os consumidores buscam mais do que…

2 meses atrás

A Alta no Preço do Café: Uma Oportunidade para Investir em Clubes de Assinatura de Cafés Especiais

Nos últimos meses, o preço do café tem apresentado uma alta expressiva, impulsionada por fatores…

2 meses atrás