O Que é o Core Business?

Esclarecer o Core Business de uma empresa é o ponto critico do plano de gerência do mercado atual. O negócio precisa ser compacto e bem definido, pois é a parte principal e a força de uma organização que deve ser estrategicamente trabalhada com a finalidade de identificar o seu maior competidor. Assim, é possível traçar metas, expandir e manter vantagens comerciais.

De acordo com Chris Zook, doutor por Harvard e sócio da Bain & Company, “Core Business decorre do conjunto de projetos, segmentos de clientes e tecnologias com os quais uma empresa pode gerar a maior vantagem competitiva possível.”

Ter excelência em tudo é uma tarefa praticamente impossível, por isso as empresas precisam saber o foco, reconhecendo onde está sua atividade principal, onde se destaca no mercado e priorizar a atuação nessa atividade. Podemos citar indústrias automobilísticas, têxtil e de alimentos que traçam projetos e comercialização e terceirizam a parte de produção. Essa terceirização acontece devido ao forte desenvolvimento da comunicação e informática, aliado às novidades da logística.

As dificuldades predominantes do principal negócio da empresa é alcançar o equilíbrio entre a abrangência e o foco que a organização pretende, conseguir expandir o empreendimento sem perder a estratégia e analisar até que ponto o método pode ser lançado.

Veja algumas dicas para definir o Core Business no seu negócio:

– Tenha uma especialidade bem definida e altamente diferenciada;

– Use muito a tecnologia;

– Cresça através dos problemas;

– Acompanhe os dados de seus clientes: quais suas características, perfil, segmentação e necessidades;

– Desenvolva um modelo que você possa replicar;

– Estude o mercado analisando suas perspectivas e tenha informações relevantes.

photo credit: Smack in the middle via photopin (license)

Posts Recentes

Como Marcas Inovadoras Estão Utilizando Tecnologia para Escalar Suas Operações

Empresas inovadoras estão cada vez mais investindo em tecnologia para expandir suas operações e se…

1 dia atrás

Como Vender Mais na Páscoa: Estratégias para Alavancar o Faturamento no E-commerce

A Páscoa é uma das datas mais lucrativas para o comércio, e um planejamento estratégico…

1 semana atrás

Os Desafios e Soluções para a Expansão de um E-commerce B2B

O mercado de e-commerce B2B está em expansão, mas enfrenta desafios específicos que diferem do…

2 semanas atrás

Por que os clientes permanecem em um clube de assinatura?

Os clubes de assinatura têm conquistado um número crescente de consumidores nos últimos anos, oferecendo…

3 semanas atrás

E-commerce tradicional x E-commerce por assinatura: qual a melhor escolha?

O comércio eletrônico vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, e empreendedores que querem expandir seus…

1 mês atrás

VLOOT: Um clube de assinatura que revolucionou a forma de consumir vinil

Nos últimos anos, o consumo de vinil teve um crescimento surpreendente, conquistando um público fiel…

1 mês atrás