
De acordo com Chris Zook, doutor por Harvard e sócio da Bain & Company, “Core Business decorre do conjunto de projetos, segmentos de clientes e tecnologias com os quais uma empresa pode gerar a maior vantagem competitiva possível.”
Ter excelência em tudo é uma tarefa praticamente impossível, por isso as empresas precisam saber o foco, reconhecendo onde está sua atividade principal, onde se destaca no mercado e priorizar a atuação nessa atividade. Podemos citar indústrias automobilísticas, têxtil e de alimentos que traçam projetos e comercialização e terceirizam a parte de produção. Essa terceirização acontece devido ao forte desenvolvimento da comunicação e informática, aliado às novidades da logística.
As dificuldades predominantes do principal negócio da empresa é alcançar o equilíbrio entre a abrangência e o foco que a organização pretende, conseguir expandir o empreendimento sem perder a estratégia e analisar até que ponto o método pode ser lançado.
Veja algumas dicas para definir o Core Business no seu negócio:
– Tenha uma especialidade bem definida e altamente diferenciada;
– Use muito a tecnologia;
– Cresça através dos problemas;
– Acompanhe os dados de seus clientes: quais suas características, perfil, segmentação e necessidades;
– Desenvolva um modelo que você possa replicar;
– Estude o mercado analisando suas perspectivas e tenha informações relevantes.
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