O que é logística reversa?

Pensar na logística de uma empresa é algo natural, vital para o negócio e alvo de preocupação constante do empreendedor, isto porque, ao priorizar e aperfeiçoar a logística de sua empresa, o gestor otimiza o uso de seus recursos, estrutura processos e reduz custos, garantindo que tudo, desde a relação com seus fornecedores até o atendimento ao cliente, venda e entrega do produto, ocorra da forma mais eficiente possível. Mas e quanto à logística reversa? O que é? Qual sua importância?

A logística reversa, como o nome sugere, diz respeito ao processo contrário, isto é: a política de troca e retorno de produtos da empresa, considerando todos os processos e estruturas desde o atendimento ao cliente, esclarecimento de dúvidas, coleta do produto, entrega de novos produtos ou devolução do dinheiro e cancelamento de faturas.

Apesar de encarada com maus olhos por alguns empreendedores, principalmente quando relacionada à devolução do dinheiro, a logística reversa não deve ser um inimigo, mas sim um aliado da empresa. Políticas eficientes e processos bem estruturados permitem ao lojista não apenas aperfeiçoar e estreitar seu relacionamento com o cliente, como também acompanhar o desempenho de venda de seus produtos, identificando aqueles com maior número de devoluções e o motivo por trás destas.

O importante aqui é ter em mente que o mesmo grau de atenção e planejamento da logística tradicional deve ser aplicado à logística reversa e que o cliente deve contar com a mesma qualidade do atendimento e estrutura de vendas na hora de trocar ou devolver mercadorias.

Posts Recentes

Como Marcas Inovadoras Estão Utilizando Tecnologia para Escalar Suas Operações

Empresas inovadoras estão cada vez mais investindo em tecnologia para expandir suas operações e se…

2 dias atrás

Como Vender Mais na Páscoa: Estratégias para Alavancar o Faturamento no E-commerce

A Páscoa é uma das datas mais lucrativas para o comércio, e um planejamento estratégico…

1 semana atrás

Os Desafios e Soluções para a Expansão de um E-commerce B2B

O mercado de e-commerce B2B está em expansão, mas enfrenta desafios específicos que diferem do…

2 semanas atrás

Por que os clientes permanecem em um clube de assinatura?

Os clubes de assinatura têm conquistado um número crescente de consumidores nos últimos anos, oferecendo…

3 semanas atrás

E-commerce tradicional x E-commerce por assinatura: qual a melhor escolha?

O comércio eletrônico vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, e empreendedores que querem expandir seus…

1 mês atrás

VLOOT: Um clube de assinatura que revolucionou a forma de consumir vinil

Nos últimos anos, o consumo de vinil teve um crescimento surpreendente, conquistando um público fiel…

1 mês atrás