E-commerce

O que é chargeback? Entenda como funciona e como evitar

Você sabe o que é chargeback? No mundo dos pagamentos eletrônicos, esse termo pode causar preocupação tanto para consumidores quanto para lojistas. Venha entender mais sobre ele.

O chargeback é um mecanismo importante para proteger os consumidores de fraudes e problemas com compras. No entanto, ele também pode ser um problema para lojistas, pois pode gerar custos e prejuízos. Veja, a seguir, como ele funciona, como evitá-lo e como resolvê-lo.

O que é chargeback?

Chargeback, na tradução “reversão de pagamento”, é um termo em inglês conhecido no Brasil como um recurso de contestação de compra. É o processo pelo qual um consumidor solicita à administradora do cartão de crédito ou débito o cancelamento de uma transação.

É importante que tanto consumidores quanto lojistas entendam o que significa chargeback, o que o causa e como evitá-lo. Ele pode ser solicitado por diversos motivos, como:

  • problemas no cartão utilizado para realizar a compra, como fraude, clonagem ou roubo;
  • não recebimento da mercadoria;
  • diferença entre o produto anunciado e o recebido, seja por má qualidade do anúncio ou envio errado;
  • produto recebido com defeito;
  • serviço contratado que não foi prestado.

Como funciona o chargeback?

Para entender melhor o que é chargeback, é importante saber que esse processo é iniciado pelo consumidor, que entra em contato com a administradora do cartão de crédito ou débito para solicitar a contestação da compra. Essa empresa, então, abre uma investigação para verificar se o recurso é válido.

Se a investigação for favorável ao consumidor, a administradora irá emitir um chargeback para a loja/empresa que realizou a venda, que terá um prazo para apresentar a defesa.

É importante entender que a defesa da loja pode não ser aceita. Nesse caso, a administradora irá debitar o valor da compra do saldo do consumidor, e a empresa vendedora, então, deverá arcar com os custos da contestação. Então, se você se perguntava o que é chargeback, já sabe.

De quem é a responsabilidade do chargeback?

Agora você já conhece mais sobre chargeback: como funciona e o que representa. Contudo, de quem é a responsabilidade pela contestação? Ela é compartilhada entre o consumidor, a loja/empresa vendedora e a administradora. O cliente é responsável por fornecer informações precisas sobre a compra, como o número do cartão, o valor e a data da transação.

Já a loja/empresa vendedora é responsável por realizar a venda de forma segura e transparente, conforme as regras estabelecidas pelas bandeiras de crédito ou débito. Por fim, a administradora do cartão deve investigar a contestação e tomar as medidas cabíveis.

Como evitar o chargeback?

É importante que as lojas e empresas tomem medidas para proteger seus clientes e garantir que o produto/serviço ofertado seja de qualidade e que as formas de pagamento da compra sejam seguras. Algumas dicas para evitar o chargeback são:

  • oferecer um serviço de atendimento ao cliente eficiente e resolutivo: é necessário manter o canal de comunicação com a loja aberto e acessível, para que os usuários entrem em contato para resolver qualquer problema com a compra quando precisarem;
  • enviar o produto ou prestar o serviço dentro do prazo acordado: a loja ou empresa deve cumprir os prazos de entrega ou de prestação de serviço previamente combinados;
  • enviar o produto ou prestar o serviço conforme o anunciado: os itens recebidos pelo cliente devem corresponder ao que foi anunciado no site ou no catálogo.
  • garantir a qualidade dos produtos ou serviços: tudo que a loja ou empresa oferece deve ter qualidade e atender às expectativas dos clientes, para evitar a operação chargeback.

Como resolver um chargeback?

Além de entender o que é chargeback, é importante saber como resolvê-lo. Se uma loja ou empresa receber uma contestação, deve tomar medidas para solucionar o problema o mais rápido possível. As principais ações são:

  • investigar a contestação: a loja deve verificar se o recurso é válido. Se for, ela deve entrar em contato com o consumidor para resolver o problema;
  • enviar uma defesa à administradora do cartão de crédito ou débito: a empresa vendedora deve apresentar a defesa à empresa do cartão de crédito ou débito, explicando o motivo da contestação.
  • pagar o valor do chargeback: se a defesa da loja/empresa não for aceita, ela deve pagar o valor referente à compra contestada.

A resolução de um chargeback pode ser um processo longo e custoso para a loja vendedora. Por isso, é importante tomar medidas para evitar que esse problema aconteça.

Evite chargeback com as integrações da Betalabs

Agora que você já sabe o que é chargeback, vale seguir essas boas práticas para evitar o problema. Isso contribui para a melhoria da saúde financeira da sua empresa, além de evitar a perda de clientes e os prejuízos à reputação do negócio.

A Betalabs é uma plataforma que oferece soluções para e-commerces, incluindo integrações com os principais gateways de pagamento, como Pagar-me, Mercado Pago e PagSeguro. Assim, você garante uma transação de pagamento transparente, segura e rápida para evitar o chargeback. Saiba mais sobre as soluções para e-commerces da empresa!

Posts Recentes

O Que é uma Plataforma de Vendas Online e Como Escolher a Melhor para Seu Negócio

Com a crescente demanda pelo mercado digital, é essencial que as empresas escolham a melhor…

2 dias atrás

Como os Modelos de Assinatura Estão Revolucionando os Negócios B2B

Os modelos de assinatura têm sido um grande sucesso no B2C, mas o que muitos…

1 semana atrás

Como Criar um Clube de Benefícios: Guia Completo para Estruturar, Gerir e Lucrar com Seu Clube

Os clubes de benefícios se tornaram uma tendência crescente nos últimos anos, conquistando clientes por…

1 semana atrás

Iniciando sua Jornada na Venda Recorrente

Um Guia para Novos Empreendedores Começar a jornada na venda recorrente pode parecer desafiador, mas…

3 semanas atrás

IA pode impulsionar as vendas recorrentes?

A inteligência artificial (IA) está se tornando um aliado indispensável para empreendedores que buscam impulsionar…

4 semanas atrás

Inovações Tecnológicas para recorrência e assinautras

Inovações tecnológicas estão revolucionando o setor de clubes de assinaturas, trazendo experiências ainda mais personalizadas…

1 mês atrás