Quais são as funcionalidades essenciais de um ERP para e-commerce?

Gerenciar uma loja virtual apresenta desafios diários que todo empreendedor deve estar preparado para enfrentar. Contudo, com um bom ERP para e-commerce, a maioria dessas tarefas pode ser automatizada. Assim, toda a equipe pode concentrar esforços naquilo que máquinas não realizam sozinhas.

Pensando nisso, a Betalabs criou um ERP que não só é completo, mas também entrega muito mais que outras plataformas de gerenciamento. Com o objetivo de sempre melhorar nossos produtos, ficamos sempre de olho naquilo que nossos clientes mais usam e é essencial para o dia a dia deles.

Com esse know-how, separamos a seguir algumas funcionalidades que consideramos fundamentais para uma boa plataforma de e-commerce. Assim, você pode considerá-las para seu negócio e entender o que procurar na hora de atualizar seu ERP.

1. Automação de workflow

Normalmente, processos repetitivos de uma loja virtual não precisam ser feitos manualmente por um funcionário. A emissão de notas fiscais de cada venda, por exemplo, pode ser facilmente automatizada, desde que você tenha um ERP que permita isso.

Por isso, especialmente quando um e-commerce começa a crescer, é importante já sondar a possibilidade de automatizar processos rotineiros. Se esse tipo de função se mantiver manual, é inevitável que o grande volume de operações comece a sobrecarregar funcionários.

Um ERP automatizado ajuda a criar, modelar, organizar e repetir esses processos sem a necessidade de supervisão. Isso facilita o crescimento estruturado de sua empresa.

2. Consolidação de canais de venda

Uma das principais vantagens de vender na Internet é a possibilidade de ter diversos canais de venda: site próprio, redes sociais, marketplaces… são inúmeras possibilidades. No entanto, gerenciar tantos espaços pode se tornar problemático.

Dessa maneira, um ERP para e-commerce facilita a vida do comerciante ao centralizar informações de vendas em um só lugar, mesmo que tenham diferentes origens. Isso traz um controle muito maior sobre vendas, estatísticas, logística e estoque.

3. Controle de estoque

Já em relação ao estoque, quem tem o próprio comércio sabe como ele é uma grande responsabilidade da loja para com o consumidor. Um dos maiores pesadelos de um lojista é vender um produto esgotado por engano.

Isso porque, caso esse acidente aconteça, além de haver uma série de trâmites burocráticos (como a devolução do dinheiro, o contato com o cliente, etc.), o relacionamento com o comprador pode ser abalado. Esse desgaste pode ser facilmente evitado com um bom controle de estoque.

Assim, entre as funcionalidades de um ERP que devem ser incluídas como prioridade, com certeza, está o gerenciamento de estoque. Com ele, é possível não só evitar atritos desnecessários, mas também verificar outras características dos produtos, como localização, quantidade disponível, encaminhamento, etc.

4. Integração de APIs

Por mais completo que um ERP para e-commerce seja, é muito comum que lojistas busquem soluções extras para otimizar os processos de acordo com as necessidades de seus negócios. No entanto, um problema muito comum é a impossibilidade de aprimorar o sistema por conta de bloqueios nativos.

Ter um sistema ERP que permita a integração de APIs de maneira simples facilita a vida de qualquer gerente de e-commerce. Com isso, a possibilidade de criar um ambiente de back-office 100% funcional e personalizado fica muito maior e muito mais prática.

5. Servidores potentes

Você provavelmente já passou ou viu alguém querer comprar um produto do site de alguma loja que está fora do ar. Isso é especialmente comum em inaugurações, lançamentos de novos itens ou liquidações.

Isso acontece porque o servidor da loja não é capaz de suportar todos os visitantes ao mesmo tempo. Se fosse um ponto físico, seria como se houvesse um engarrafamento para entrar no estacionamento do local e, para evitar a superlotação, as portas fossem fechadas temporariamente.

É possível imaginar como isso é prejudicial para as vendas, não é mesmo? Para minimizar a probabilidade desse problema, é importante ter um ERP para e-commerce com um servidor potente. Isso é fundamental até para a segurança da loja virtual de uma maneira geral.

6. Assistência

Por último, mas não menos importante, uma plataforma de e-commerce precisa ter pessoas prontas para oferecer assistência quando for necessário. Afinal, até mesmo os melhores sistemas estão sujeitos a falhas em algum momento.

Por isso, ter uma pessoa que possa oferecer esse suporte desde a migração ou criação da sua loja será importante nos momentos que você menos esperar. Assim, mesmo com surpresas desagradáveis, você terá o amparo correto para resolvê-las.

A Betalabs tem todas essas vantagens e muito mais!

Depois de conhecer todas essas funcionalidades, fica difícil querer um ERP sem todas elas, não é mesmo? A boa notícia é que você não precisa ir longe: aqui na Betalabs, temos tudo isso e muito mais! Conheça nosso serviço para e-commerce e não perca tempo!

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