As formas de pagamento para loja virtual influenciam diretamente a experiência do cliente. Quanto mais opções ele encontrar, maiores são as chances de ele concluir a compra e se tornar fiel à empresa.
Nesse sentido, é importante que os sites de vendas on-line disponibilizem vários métodos de pagamento, além dos tradicionais boletos e cartões de crédito. Atualmente, a tecnologia permite oferecer alternativas inovadoras, como Pix, carteiras digitais e cobrança por assinatura. A seguir, conheça as principais!
Os empreendedores do e-commerce já devem ter notado que todos os anos são criados novos meios de pagamento on-line. Com o crescimento do comércio eletrônico, espera-se que essa tendência continue.
Empresas especializadas em transações financeiras tecnológicas estudam maneiras de colocar em prática o pagamento por criptomoedas, e novas modalidades de cobranças surgem constantemente. Alguns exemplos são cashback, vouchers e WhatsApp Pay.
Então, como escolher a melhor forma de pagamento para loja virtual? Não existe uma única resposta para essa pergunta. Contudo, algumas ações ajudam a definir a estratégia ideal para o negócio, como a análise dos métodos mais utilizados.
Pesquisas recentes demonstram que o Pix está entre os meios de pagamento para loja virtual mais usados pelos consumidores brasileiros. O cartão de crédito e o boleto bancário também estão no topo das preferências, seguidos de opções inovadoras, como transferência bancária e cobrança por assinatura.
Com o Pix, o usuário tem o pedido aprovado na hora, sem precisar digitar seus dados bancários. Por isso, ele é uma das formas de pagamento para loja virtual mais populares e que mais cresce no Brasil.
A maioria das plataformas de e-commerce permite que o lojista ofereça esse método de pagamento, necessitando apenas cadastrar a chave na ferramenta. É importante lembrar que pode haver a cobrança de taxas para pessoas jurídicas.
O cartão de crédito é uma das formas de pagamento preferidas dos brasileiros. Um dos motivos do sucesso é a possibilidade de parcelamento do valor das compras e o ganho de cashback. Além disso, a transação é aprovada rapidamente, com o pedido confirmado em segundos ou minutos.
Para o empreendedor, é simples disponibilizar esse meio de pagamento na loja virtual, uma vez que existem diversas empresas que fazem o intermédio da operação. Entre elas, podemos destacar PagSeguro, Mercado Pago, Cielo, Vindi e Pagar.me.
Relativamente novo no comércio eletrônico, o cartão de débito é outra sugestão de pagamento interessante. Ele é ideal para clientes que não usam a modalidade de crédito ou preferem pagar à vista. Por isso, essa opção tem crescido nos últimos anos.
Ele também pode ser uma boa alternativa para organizações que trabalham com vendas recorrentes, facilitando a transação. Para oferecê-lo, geralmente é necessário fazer a solicitação junto à empresa adquirente ou ativar a opção, caso já esteja disponível.
Amplamente utilizado no Brasil, o boleto bancário é uma das formas de pagamento para loja virtual mais seguras e com menores taxas administrativas. Ele possibilita vender para clientes desbancarizados ou que preferem não fornecer dados bancários, alcançando mais compradores.
Por ele ser muito comum, é fácil oferecê-lo na loja virtual. Para isso, basta cadastrar a opção no gateway de pagamento, criando mais uma alternativa viável para o comprador.
As carteiras digitais estão entre as tendências de pagamento que mais têm crescido ultimamente. Essa modalidade é a preferida por uma parcela dos usuários do e-commerce devido à segurança e à praticidade.
Nesse caso, o consumidor abre uma conta e deposita os valores que pretende gastar. Ele utiliza esse saldo para fazer compras em sites, sem fornecer números de cartões ou outros dados. As wallets — como também são conhecidas — trazem outras vantagens, como cashbacks e descontos especiais.
A transferência permite realizar transações diretas entre contas bancárias. Por esse motivo, é uma das formas de pagamento para loja virtual mais seguras, já que os dados dos clientes ficam protegidos.
Esse tipo de operação também traz vantagens ao lojista, como taxas baixas e possibilidade de vender para um público diversificado. Para habilitar a opção, é preciso fornecer informações bancárias aos clientes e orientá-los sobre a forma de efetuar o procedimento.
A cobrança por assinatura é um sistema de pagamento adotado por empresas que fazem vendas recorrentes. Ela pode ser usada para ofertar combos e peças de reposição, além de produtos ou serviços com envios periódicos.
As cobranças são feitas regularmente, de forma automática, com a frequência escolhida pelo cliente. Para oferecer essa opção, a loja precisa estar integrada a uma plataforma que permita o pagamento recorrente, como a Betalabs.
Agora que você já conhece as principais formas de pagamento para loja virtual, que tal conhecer uma feita especialmente para as cobranças recorrentes? Com a ferramenta Betalabs, você pode oferecer kits, planos de assinaturas e combos avulsos e, ainda, aceitar vários meios de pagamento.
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