É um erro comum, sobretudo para jovens empreendedores, mal interpretar os conceitos Plataforma e Sistema de e-commerce em muitos casos, inclusive, considerando-os um único conceito, sinônimos.
De forma sucinta, um sistema de e-commerce diz respeito a algo mais abrangente e é compreendido por todo um grupo de outros sistemas, que dialogam entre si e trabalham em conjunto para garantir o bom andamento das operações do negócio.
Este é o caso, por exemplo:
Dentro deste contexto, a plataforma e-commerce é mais um dos elementos que constituem o sistema de e-commerce, trabalhando como uma “ponte” ou interface entre o cliente e o lojista.
A interação com o cliente é realizada através do FrontEnd, a versão “visível” da loja, onde o usuário pode realizar buscas pelos itens que deseja.
Assim como avaliar produtos, acompanhar comentários de outros clientes, adicionar produtos ao carrinho, finalizar pedidos, entre outras coisas.
Enquanto isso, a interação com o lojista é realizada pelo BackEnd, onde o mesmo pode acompanhar e administrar informações pertinentes a seu negócio.
Também, como gestão de vitrine, conteúdos multimídia, descrição de produtos, listagem de vendas ou qualquer outra funcionalidade/recurso oferecido pela plataforma da loja.
De fato, dada a sua importância para o desempenho do negócio, a escolha pela plataforma de um sistema de e-commerce deve ser realizada após uma cuidadosa pesquisa de mercado.
Onde o lojista deve analisar a plataforma que mais se adeque a seu modelo de negócio, considerando, entre outros aspectos, as funcionalidades e integrações oferecidas/suportadas.
A plataforma e-commerce Betalabs conta com uma série de módulos flexíveis e customizáveis, além de oferecer suporte para módulos desenvolvidos sob medida e ser nativamente integrada ao nosso poderoso sistema de gestão, o ERP Cloud. Conheça mais sobre as funcionalidades de nossa plataforma e-commerce.
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