Uma pesquisa realizada nos EUA indicou que 92% das empresas do país utilizam mídias sociais ou estão planejando iniciativas nesse sentido. Outras análises indicam que mais de um bilhão de pessoas possuem redes sociais em todo o mundo e apontam que os brasileiros ficam mais de oito horas mensais conectados.
O ponto principal dessas informações é que o usuário está diariamente nas redes sociais expressando seus sentimentos e opiniões. Segundo a Nielsen, provedora global de informações sobre consumidores, 68% dos usuários cita o desejo de dar opiniões sobre os produtos e serviços das organizações.
Mais do que a presença empresarial ser essencial nas redes sociais, ela precisa ser útil para o cliente. Suas páginas nas redes de relacionamento precisam passar conteúdo único e relevante para que sua empresa faça diferença no dia a dia dos consumidores.
Neste contexto, muitos empreendedores querem saber como se posicionar perante essa situação. Segue, abaixo, três motivos para sua empresa estar presente nas mídias sociais.
Funcionar como termômetro
Ter parâmetro de como o público em geral enxerga sua marca e produtos. Isso auxilia a posicionar-se e caminhar com um pouco mais de conhecimento. Nas mídias de relacionamento, os clientes fornecem espontaneamente opiniões valiosas sobre os produtos, serviços e dão sugestões de melhoria.
Investir no atendimento ao cliente
O social business se tornou ferramenta estratégica. Atualmente são contratados profissionais de comunicação e marketing para desempenharem a função de saber se o funcionário tratou bem os clientes, se faltou mercadoria e se a empresa se preparou o suficiente para um bom serviço. O objetivo é a satisfação completa do consumidor.
Construir uma boa imagem
As pessoas buscam engajamento com as empresas. É preciso demonstrar preocupação com a opinião dos clientes. Mais que isso, a organização deve mostrar comprometimento divulgando novos produtos, disseminando promoções e identificando o que os clientes procuram. Empresas conectadas transmitem melhor imagem para os consumidores contemporâneos.
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