Quando falamos de design, estamos falando muito mais do que somente aparências. O design de uma loja virtual, por exemplo, é muito mais do que deixar seu site “bonitinho”. Ele serve também para que a experiência do cliente ao navegar pela sua loja seja fácil, rápida, intuitiva e agradável. Dessa forma, aumenta-se as chances de gerar uma conversão. Além disso, o design é uma poderosa ferramenta para atrair e fidelizar clientes, passar credibilidade, reforçar a identidade visual da marca, aumentar as visitas, o alcance e, consequentemente, melhorar as vendas.
Dada a importância do design para as lojas virtuais, confira algumas dicas que ajudarão a impulsionar seu negócio.
Utilize um layout responsivo
Sites responsivos possuem um layout que se adapta automaticamente à tela de qualquer dispositivo móvel, tais como tablets e smartphones. No Brasil, estes dispositivos já são o principal meio de acesso à internet, por isso a importância de ter um site que apresente boa navegabilidade mobile. Investir em um layout responsivo é, também, uma boa estratégia de SEO, uma vez que melhora o posicionamento de sua loja em buscadores como o Google.
Tenha um bom mecanismo de busca
Na maioria dos casos, o cliente entra no seu e-commerce determinado a comprar certo produto e a primeira coisa que ele irá fazer é uma pesquisa na barra de busca. Sendo assim, é essencial que essa ferramenta seja funcional e esteja sempre à vista do cliente.
Permita que seus clientes utilizem filtros
Além da barra de pesquisa, os filtros de produtos, geralmente localizados em uma barra lateral, são outra ferramenta para auxiliar o cliente a encontrar aquilo que deseja, mostrando alternativas e permitindo que ele visualize as opções de acordo com categorias, tamanho, cor, preço, etc, o que torna a experiência do usuário ainda melhor.
Apresente bem seus produtos
Atente-se à forma como seus produtos estão sendo apresentados em seu site, tanto no visual, quanto na informação. Utilize fotografias em alta resolução (se necessário, contrate um profissional para produzi-las) que permitam que o consumidor veja as características de seu produto. Você pode apostar, ainda, no recurso de zoom, para que todos detalhes possam ser observados. Além disso, faça uma boa descrição dos produtos, contendo informações ricas e relevantes.
Trabalhe bem a hierarquia dos produtos
Nem todos os visitantes da sua loja virtual irão navegar por ela da mesma maneira. É sabido que muitos usuários não rolam a página inicial até a parte de baixo e, portanto, acabam por não ver os produtos e informações que se encontram lá. Por isso, é importante pensar bem na hierarquia dos produtos, isto é, na ordem que seus produtos estarão dispostos na sua página. Dê destaque aos produtos em promoção e aos lançamentos, localizando-os no topo, por exemplo, e em seguida exiba as demais ofertas, com menor atratividade.
Faça uso de botões call-to-action
Os botões call-to-action são aqueles que chamam o usuário a realizar uma ação e estão presentes em praticamente toda a internet. “Adicionar ao carrinho”, “finalizar compra”, entre outros, são recursos essenciais em um site de e-commerce e devem estar destacados na página e bem localizados.
Preze pela segurança
Os selos de segurança são consideravelmente necessários e garantem também a venda, pois sem eles as lojas perdem credibilidade. É imprescindível, portanto, que eles estejam visíveis para o consumidor, pois demonstra preocupação com a sua privacidade e a empresa ganha confiança e credibilidade, fatores essenciais para a fidelização ao seu e-commerce.
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