Como uma busca eficiente pode impactar no desempenho da sua loja virtual?

O consumidor contemporâneo tem uma vida agitada e dedica cada vez menos tempo ao processo de compra, seja por de fato ter pouco tempo livre em sua rotina ou por preferir aproveitá-lo de outras maneiras que não sejam procurando produtos em uma loja.

Em lojas físicas este cliente tem como suporte a figura de um funcionário qualificado que o guia por entre as sessões do estabelecimento e lhe apresenta o produto desejado em poucos instantes. Na loja virtual este funcionário qualificado pode ser comparado à ferramenta de busca da plataforma que, da mesma maneira, é responsável por garantir que o cliente encontre o produto certo sem grandes rodeios, da forma mais eficiente possível e com o mínimo de desgaste em sua experiência de compra. Caso falhe em apresentar o produto desejado nos resultados da busca, o cliente não permanecerá na loja por muito mais tempo, possivelmente migrando para um concorrente e prejudicando a conversão do lojista.

O cuidado com a eficiência da ferramenta de busca merece ainda mais destaque quando lidamos com lojas que vendem uma grande variedade de produtos, exigindo que a busca varra não apenas o nome do produto como também sua descrição, comentários de clientes, histórico da própria loja quanto ao volume de vendas e mercadorias com maior saída e, é claro, esteja apta a identificar e corrigir possíveis erros ortográficos no campo de pesquisa.

Diretamente relacionado à busca, contar com filtros baseados nas características físicas e componentes do produto, faixa de preço, marca e/ou fornecedor também contribuem com a assertividade dos resultados e ajudam o consumidor a encontrar o produto que melhor se adeque as suas expectativas. Caso a busca encontre resultados, mas o produto esteja em falta, você pode encontrar neste artigo maneiras de como lidar com a situação e evitar a perda do cliente.

A Plataforma E-commerce Betalabs oferece, além de todos os recursos mencionados acima, um leque completo de funcionalidades, módulos e integrações para garantir o melhor desempenho de sua loja virtual. Para conferir estes e outros recursos, clique aqui.

Veja mais em: Plataforma Ecommerce

Posts Recentes

O papel do Marketing de Conteúdo no sucesso de Clubes de Assinaturas

No mundo atual, onde a concorrência é acirrada e a atenção dos consumidores é um…

1 semana atrás

Quais São os Maiores Clubes de Assinatura do Mundo?

Os clubes de assinatura transformaram a forma como consumimos produtos, oferecendo conveniência e personalização que…

2 semanas atrás

Os segredos para criar uma marca forte para o seu e-commerce

No universo do comércio eletrônico, a batalha pela atenção dos consumidores é feroz. Em meio…

2 semanas atrás

12 clubes de assinatura para você fazer parte!

Clubes de assinatura no Brasil Os clubes de assinatura são uma modalidade antiga de vendas,…

3 semanas atrás

A importância da recorrência para a estabilidade financeira do seu negócio

Em um cenário empresarial cada vez mais dinâmico e competitivo, garantir a estabilidade financeira de…

3 semanas atrás

Programa de Fidelidade no E-commerce: 8 dicas para implementar com eficiência

Nos dias de hoje, o mercado de e-commerce está mais competitivo do que nunca. Com…

4 semanas atrás