Como uma busca eficiente pode impactar no desempenho da sua loja virtual?

O consumidor contemporâneo tem uma vida agitada e dedica cada vez menos tempo ao processo de compra, seja por de fato ter pouco tempo livre em sua rotina ou por preferir aproveitá-lo de outras maneiras que não sejam procurando produtos em uma loja.

Em lojas físicas este cliente tem como suporte a figura de um funcionário qualificado que o guia por entre as sessões do estabelecimento e lhe apresenta o produto desejado em poucos instantes. Na loja virtual este funcionário qualificado pode ser comparado à ferramenta de busca da plataforma que, da mesma maneira, é responsável por garantir que o cliente encontre o produto certo sem grandes rodeios, da forma mais eficiente possível e com o mínimo de desgaste em sua experiência de compra. Caso falhe em apresentar o produto desejado nos resultados da busca, o cliente não permanecerá na loja por muito mais tempo, possivelmente migrando para um concorrente e prejudicando a conversão do lojista.

O cuidado com a eficiência da ferramenta de busca merece ainda mais destaque quando lidamos com lojas que vendem uma grande variedade de produtos, exigindo que a busca varra não apenas o nome do produto como também sua descrição, comentários de clientes, histórico da própria loja quanto ao volume de vendas e mercadorias com maior saída e, é claro, esteja apta a identificar e corrigir possíveis erros ortográficos no campo de pesquisa.

Diretamente relacionado à busca, contar com filtros baseados nas características físicas e componentes do produto, faixa de preço, marca e/ou fornecedor também contribuem com a assertividade dos resultados e ajudam o consumidor a encontrar o produto que melhor se adeque as suas expectativas. Caso a busca encontre resultados, mas o produto esteja em falta, você pode encontrar neste artigo maneiras de como lidar com a situação e evitar a perda do cliente.

A Plataforma E-commerce Betalabs oferece, além de todos os recursos mencionados acima, um leque completo de funcionalidades, módulos e integrações para garantir o melhor desempenho de sua loja virtual. Para conferir estes e outros recursos, clique aqui.

Veja mais em: Plataforma Ecommerce

Posts Recentes

Como a Inteligência Artificial está Revolucionando a Gestão de E-commerce

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado um elemento essencial para o crescimento e a…

1 mês atrás

Mercado de assinaturas cresce 74% no Brasil: como sua empresa pode se beneficiar

O modelo de negócios por assinatura deixou de ser tendência para se tornar uma realidade…

1 mês atrás

KPIs Essenciais para Medir o Sucesso do seu E-commerce

No ambiente digital altamente competitivo do e-commerce, monitorar os indicadores-chave de desempenho (KPIs) é essencial…

1 mês atrás

Como Marcas Inovadoras Estão Utilizando Tecnologia para Escalar Suas Operações

Empresas inovadoras estão cada vez mais investindo em tecnologia para expandir suas operações e se…

2 meses atrás

Como Vender Mais na Páscoa: Estratégias para Alavancar o Faturamento no E-commerce

A Páscoa é uma das datas mais lucrativas para o comércio, e um planejamento estratégico…

2 meses atrás

Os Desafios e Soluções para a Expansão de um E-commerce B2B

O mercado de e-commerce B2B está em expansão, mas enfrenta desafios específicos que diferem do…

2 meses atrás