Como uma busca eficiente pode impactar no desempenho da sua loja virtual?

O consumidor contemporâneo tem uma vida agitada e dedica cada vez menos tempo ao processo de compra, seja por de fato ter pouco tempo livre em sua rotina ou por preferir aproveitá-lo de outras maneiras que não sejam procurando produtos em uma loja.

Em lojas físicas este cliente tem como suporte a figura de um funcionário qualificado que o guia por entre as sessões do estabelecimento e lhe apresenta o produto desejado em poucos instantes. Na loja virtual este funcionário qualificado pode ser comparado à ferramenta de busca da plataforma que, da mesma maneira, é responsável por garantir que o cliente encontre o produto certo sem grandes rodeios, da forma mais eficiente possível e com o mínimo de desgaste em sua experiência de compra. Caso falhe em apresentar o produto desejado nos resultados da busca, o cliente não permanecerá na loja por muito mais tempo, possivelmente migrando para um concorrente e prejudicando a conversão do lojista.

O cuidado com a eficiência da ferramenta de busca merece ainda mais destaque quando lidamos com lojas que vendem uma grande variedade de produtos, exigindo que a busca varra não apenas o nome do produto como também sua descrição, comentários de clientes, histórico da própria loja quanto ao volume de vendas e mercadorias com maior saída e, é claro, esteja apta a identificar e corrigir possíveis erros ortográficos no campo de pesquisa.

Diretamente relacionado à busca, contar com filtros baseados nas características físicas e componentes do produto, faixa de preço, marca e/ou fornecedor também contribuem com a assertividade dos resultados e ajudam o consumidor a encontrar o produto que melhor se adeque as suas expectativas. Caso a busca encontre resultados, mas o produto esteja em falta, você pode encontrar neste artigo maneiras de como lidar com a situação e evitar a perda do cliente.

A Plataforma E-commerce Betalabs oferece, além de todos os recursos mencionados acima, um leque completo de funcionalidades, módulos e integrações para garantir o melhor desempenho de sua loja virtual. Para conferir estes e outros recursos, clique aqui.

Veja mais em: Plataforma Ecommerce

Posts Recentes

Como Construir um Programa de Fidelidade Eficiente para Assinaturas

No universo dos negócios baseados em assinaturas, a fidelização de clientes é uma peça-chave para…

7 horas atrás

O Que é uma Plataforma de Vendas Online e Como Escolher a Melhor para Seu Negócio

Com a crescente demanda pelo mercado digital, é essencial que as empresas escolham a melhor…

3 dias atrás

Como os Modelos de Assinatura Estão Revolucionando os Negócios B2B

Os modelos de assinatura têm sido um grande sucesso no B2C, mas o que muitos…

1 semana atrás

Como Criar um Clube de Benefícios: Guia Completo para Estruturar, Gerir e Lucrar com Seu Clube

Os clubes de benefícios se tornaram uma tendência crescente nos últimos anos, conquistando clientes por…

1 semana atrás

Iniciando sua Jornada na Venda Recorrente

Um Guia para Novos Empreendedores Começar a jornada na venda recorrente pode parecer desafiador, mas…

3 semanas atrás

IA pode impulsionar as vendas recorrentes?

A inteligência artificial (IA) está se tornando um aliado indispensável para empreendedores que buscam impulsionar…

1 mês atrás