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Como o comportamento do consumidor influencia as compras em sua loja virtual?

Você conhece seus consumidores? Sabe como é o comportamento deles? Nos dias de hoje, com a imensa quantidade de informações disponíveis, não há desculpas para a resposta dessas perguntas ser “não”! Existem várias maneiras de descobrir como seus clientes se comportam e quais são seus hábitos de compra, uma vez que os usuários deixam rastros, compartilham informações pessoais e impressões sobre produtos e serviços na internet o tempo todo.

Mas por que é importante ter conhecimento disso tudo? Ao acompanhar e analisar o comportamento do seu público consumidor, você acaba descobrindo quais ações dão melhores resultados e em quais estratégias ou campanhas vale a pena investir. Saiba observar quais fatores podem influenciar o comportamento dos consumidores e entenda o que eles pensam, o que o levam a tomar determinadas atitudes e, principalmente, o que influencia suas decisões de compra. Assim você consegue elaborar melhor suas ações de marketing de forma que elas resultem em boas conversões.

Como descobrir então o comportamento de compra de seus consumidores? Comece traçando uma estratégia de interação sob medida para o seu site. Para isso, você pode usar mapas de jornada de seus clientes para ver o processo completo percorrido por eles ao interagir com a sua loja, descobrir onde estão clicando, quais páginas não estão olhando, além do tempo que gastam no site antes de finalizar a compra. É importante também descobrir o que estimula, visual ou emocionalmente, a decisão de compra.

Outra dica relevante é analisar a diferença entre o comportamento geral do comprador virtual e quaisquer comportamentos que podem ser exclusivos para o ramo de atividade do seu e-commerce.

Tendo tudo isso em mente, veja como utilizar o comportamento de compra dos usuários de sua loja virtual a seu favor.
  

Entenda o processo de compra

De maneira simplificada, o processo de compra baseia-se em algumas etapas: Primeiramente, o consumidor identifica a necessidade real da aquisição de determinado produto ou serviço. Em seguida, ele busca por informações acerca daquilo que deseja comprar para depois analisar as informações obtidas e avaliar as alternativas de compra em busca do melhor custo-benefício. Feito isso, ele escolhe a opção que lhe parece ser a melhor e é depois dessa escolha que vem a decisão de compra.

Sabendo disso, é importante estudar como o seu público-alvo lida com cada uma dessas etapas para saber como conduzi-lo a adquirir o que você está ofertando.
  

Estreite o relacionamento com seus clientes

Você pode utilizar o comportamento dos seus consumidores para ficar mais perto deles. A imagem que a sua empresa passa para o consumidor exerce grande influência na decisão de compra final. Sabendo disso e conhecendo o perfil do seu público alvo, crie uma imagem que apele para o seu segmento específico do mercado e que o faça sentir próximo de você. Isso facilita o processo de escolha entre a sua loja e seus concorrentes.
  

Otimize campanhas publicitárias

Antes de sair enviando campanhas para os usuários que já olharam os seus produtos em um passado recente, procure saber se eles possuem mesmo interesse em adquirir tal produto. Muitas vezes, o usuário visualiza o produto apenas por curiosidade ou para ver alguma informação. Nesses casos, disparar anúncios para esses usuários não é a melhor opção e irá apenas te fazer desperdiçar dinheiro em uma campanha que poderia ser melhor direcionada e te fazer gerar mais conversão.

Anúncios de produtos não são a única opção. Avalie estratégias alternativas de marketing e opte por aquela que, de acordo com a análise de comportamento de seus clientes, trazem maior retorno.

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