Clube de assinatura

Como montar um clube de benefícios para clientes? Veja opções

Aprender como montar um clube de benefícios pode trazer um grande diferencial para lojas virtuais. Esse modelo de vendas ajuda a aumentar o número de vendas, enquanto fideliza clientes, criando uma relação marca-público ainda mais duradoura. 

Contudo, antes de colocar o clube de benefícios e/ou vantagens no ar, é importante ter cuidado com algumas questões estratégicas. Assim, você evita que essa oportunidade vire, na verdade, uma dor de cabeça. Entenda melhor com a Betalabs a seguir.

O que é um clube de benefícios?

Muitas vezes chamado de clube de vantagens, um clube de benefícios surge quando uma marca oferece exclusividade para certos clientes, de diversas formas: acesso a conteúdos exclusivos, brindes mensais, frete grátis, cupons de desconto, etc.

A maneira como os membros desse “clube” são selecionados também varia. Algumas empresas cobram algum tipo de taxa, como uma mensalidade, e outras adicionam o cliente à lista automaticamente, após um certo valor de compras.

Além disso, é possível criar níveis para um clube de benefícios. Por exemplo, se gastar 500 reais em compras, um cliente é adicionado ao nível 1. Gastando 1000 reais, ele vai para o nível 2, e assim por diante. Conforme os níveis vão ficando mais altos, melhores são as vantagens.

Exemplos de clubes de benefícios

Agora que você já sabe o que é um clube de benefícios, é hora de entender como se aplica no mercado. Existem diversos exemplos de empresas grandes que utilizam essa estratégia para fidelizar clientes. 

Uber

O clube de benefícios para clientes do Uber se chama UberX Vip. Quando atinge um certo número de corridas em um mês, um usuário terá direito a essa modalidade de corrida no mês seguinte. O preço é o mesmo que o UberX, mas os motoristas disponíveis são melhor avaliados. 

iFood

Outro serviço muito utilizado que oferece vantagens para certos clientes é o iFood. O Clube iFood é um excelente exemplo de como montar um clube de benefícios: há diversos planos disponíveis com mensalidades diferentes, que dão direito a cupons de desconto e frete grátis. 

Portela

A escola de samba Portela, do Rio de Janeiro, também tem um clube de benefícios. O Sócios da Portela garante entrada exclusiva em eventos, descontos em ingressos e produtos, participação em sorteios e um brinde exclusivo ao aderir. 

Dr. Central

Também tem como montar um clube de benefícios da maneira que a Dr. Central criou o próprio negócio. Toda a estratégia da marca é baseada no modelo: os clientes pagam uma mensalidade para ter descontos em exames, consultas médicas e muito mais. 

Antes de criar um clube de benefícios

Como mencionamos, existem diversos tipos de clube de benefícios. Por isso, é importante que você e sua equipe considerem alguns pontos antes de colocar esse tipo de modelo de negócio no ar.

Faça pesquisas

É fundamental que você entenda o que seu público espera de um clube de vantagens vindo da sua loja. Conheça as dores dos seus clientes, por meio de pesquisas de satisfação, e faça análises de oportunidades, para entender o que deve ser corrigido e o que pode ser melhorado no que você oferece.

Não utilize vantagens como remédio

Ainda no tópico anterior, é importante que sua marca não utilize um clube de benefícios como solução de problemas. A ideia é melhorar uma experiência já positiva do cliente, não entregar uma experiência negativa que pode ser aprimorada com pagamento. 

Tenha pensamento estratégico

Da mesma maneira que pode trazer muitos pontos positivos para uma empresa, um projeto como esse pode criar uma grande dor de cabeça. Entenda bem os números e o plano de implementação e captação, para evitar falhas e perdas.

Escolha uma boa plataforma de vendas

De nada adianta fazer um planejamento impecável se sua loja utiliza uma plataforma de e-commerce que não permite a adição de um clube de benefícios. Então, escolha bem a sua e, se for necessário, considere uma migração.

Seja criativo

O céu é o limite quando se trata de vantagens. Por isso, procure formas criativas de oferecer benefícios para seus clientes, como brindes físicos exclusivos ou participações em eventos, por exemplo. 

Crie seu clube de benefícios com a Betalabs

Agora que você já sabe como montar um clube de benefícios, não deixe essa oportunidade de crescimento de lado. A plataforma de e-commerce da Betalabs permite que você ofereça diversos tipos de vantagens para fidelizar ainda mais seus clientes e aumentar suas vendas.

Além disso, com os diferentes planos disponíveis na Betalabs, você pode aumentar o número e a capacidade de funcionalidades de acordo com a necessidade da sua loja. Entre em contato conosco e aproveite para entender as possibilidades com nosso time!

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