Como Evitar os Chargebacks em Sua Loja Virtual

post 69 --O Chargeback é a possibilidade que o proprietário do cartão possui de cancelar uma compra em razão de ilícitos como fraudes ou até desacordos comerciais, como por exemplo, um produto que não seja de acordo com o esperado. Acontece predominantemente com cartões de créditos e, poucas vezes, com os de débito.

Basicamente, o Chargeback pode acontecer quando há erro de processamento do banco (procedimento raro), erro no valor cobrado, quando o cliente não recebe a mercadoria conforme combinado na compra pela internet ou telefone e, principalmente, fraudes (o cliente alega que não autorizou a compra).

Dessa forma, veja algumas dicas para evitar fraudes e, consequentemente, prejuízos em sua loja virtual:

Capacitação da equipe

Qualifique sua equipe e forneça treinamentos para que as fraudes sejam identificadas e tratadas com mais facilidade. Perante a isso, pode-se também desenvolver uma política própria, com conferencia de documentação, IP, localização, etc.

Contratação de um serviço de Análise de Risco

Invista em serviços terceirizados de empresas especializadas em fornecer diagnósticos de fraude para lojas virtuais. Existem corporações que se dedicam a desenvolver analises de risco durante a negociação, protegendo seu e-commerce.

Confie em empresas intermediadoras

Trabalhe com empresas de pagamento que garantam as negociações, ou seja, que se encarregam de aprovar as transações, analisando e assumindo todos os riscos. Os custos envolvidos nas transações são elevados, mas a venda é garantida.

Gerenciar fraudes e riscos faz parte do negócio e toda loja virtual está sujeita a isso. Portanto, é importante saber lidar para evitar prejuízos na empresa.
photo credit: lr-processed-0399 via photopin (license)

Posts Recentes

A Primeira IA Gratuita para Negócios de Assinatura Já Está no Ar – E Você Pode Usar Agora Mesmo

Em 2024, o mercado de assinaturas cresceu 74% no Brasil, segundo dados da CBN. De…

4 dias atrás

15 clubes de assinatura que você precisa conhecer em 2025

Clubes de assinatura no Brasil Os clubes de assinatura são uma modalidade antiga de vendas,…

4 semanas atrás

Por que os clubes de benefícios são essenciais para o varejo moderno

No cenário atual, onde a concorrência é acirrada e os consumidores buscam mais do que…

1 mês atrás

A Alta no Preço do Café: Uma Oportunidade para Investir em Clubes de Assinatura de Cafés Especiais

Nos últimos meses, o preço do café tem apresentado uma alta expressiva, impulsionada por fatores…

1 mês atrás

O futuro das marcas está nos clubes de assinatura – e a CBN confirma isso

Clubes de assinatura estão deixando de ser tendência para se tornarem parte da nova lógica…

1 mês atrás

Como a Inteligência Artificial está Revolucionando a Gestão de E-commerce

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado um elemento essencial para o crescimento e a…

2 meses atrás