Como Evitar os Chargebacks em Sua Loja Virtual

post 69 --O Chargeback é a possibilidade que o proprietário do cartão possui de cancelar uma compra em razão de ilícitos como fraudes ou até desacordos comerciais, como por exemplo, um produto que não seja de acordo com o esperado. Acontece predominantemente com cartões de créditos e, poucas vezes, com os de débito.

Basicamente, o Chargeback pode acontecer quando há erro de processamento do banco (procedimento raro), erro no valor cobrado, quando o cliente não recebe a mercadoria conforme combinado na compra pela internet ou telefone e, principalmente, fraudes (o cliente alega que não autorizou a compra).

Dessa forma, veja algumas dicas para evitar fraudes e, consequentemente, prejuízos em sua loja virtual:

Capacitação da equipe

Qualifique sua equipe e forneça treinamentos para que as fraudes sejam identificadas e tratadas com mais facilidade. Perante a isso, pode-se também desenvolver uma política própria, com conferencia de documentação, IP, localização, etc.

Contratação de um serviço de Análise de Risco

Invista em serviços terceirizados de empresas especializadas em fornecer diagnósticos de fraude para lojas virtuais. Existem corporações que se dedicam a desenvolver analises de risco durante a negociação, protegendo seu e-commerce.

Confie em empresas intermediadoras

Trabalhe com empresas de pagamento que garantam as negociações, ou seja, que se encarregam de aprovar as transações, analisando e assumindo todos os riscos. Os custos envolvidos nas transações são elevados, mas a venda é garantida.

Gerenciar fraudes e riscos faz parte do negócio e toda loja virtual está sujeita a isso. Portanto, é importante saber lidar para evitar prejuízos na empresa.
photo credit: lr-processed-0399 via photopin (license)

Posts Recentes

Como a Inteligência Artificial está Revolucionando a Gestão de E-commerce

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado um elemento essencial para o crescimento e a…

4 semanas atrás

Mercado de assinaturas cresce 74% no Brasil: como sua empresa pode se beneficiar

O modelo de negócios por assinatura deixou de ser tendência para se tornar uma realidade…

1 mês atrás

KPIs Essenciais para Medir o Sucesso do seu E-commerce

No ambiente digital altamente competitivo do e-commerce, monitorar os indicadores-chave de desempenho (KPIs) é essencial…

1 mês atrás

Como Marcas Inovadoras Estão Utilizando Tecnologia para Escalar Suas Operações

Empresas inovadoras estão cada vez mais investindo em tecnologia para expandir suas operações e se…

1 mês atrás

Como Vender Mais na Páscoa: Estratégias para Alavancar o Faturamento no E-commerce

A Páscoa é uma das datas mais lucrativas para o comércio, e um planejamento estratégico…

1 mês atrás

Os Desafios e Soluções para a Expansão de um E-commerce B2B

O mercado de e-commerce B2B está em expansão, mas enfrenta desafios específicos que diferem do…

2 meses atrás