Segundo o relatório apresentado pela consultoria PwC, o investimento em segurança da informação apresentou aumento de mais de 50% em 2013, no comparativo com o ano anterior. Isso comprova o que, de fato, já é comentado por empreendedores e analistas de mercado: o consumidor, cada vez mais, se preocupa com a segurança oferecida pelas lojas virtuais.
Com esse cenário, tão importante quanto oferecer protocolos e regras que garantam o acesso seguro à loja virtual, é garantir que o usuário reconheça esse investimento e, com isso, sinta-se confortável para comprar. Mais do que isso, comprar na sua loja e não na do concorrente.
Assim, elaboramos uma lista de ações simples que você pode começar a aplicar hoje mesmo na sua loja virtual e garantir que esse investimento o ajude a se diferenciar e aumentar seus índices de conversão.
1) Obtenha (e exponha) certificações
Apesar de a maioria dos consumidores não ter ideia sobre as especificações técnicas necessárias para obter as certificações, elas são essenciais. Além de estar de acordo com as regras para e-commerce no Brasil, as certificações transmitem seriedade e a preocupação que a loja tem em oferecer o ambiente mais seguro possível para o usuário – e isso é valorizado!
2) Escolha dos gateways de pagamento
Esse é o momento da verdade! Após selecionar os produtos, o consumidor é apresentado às formas de pagamento. E é nessa hora que o consumidor decide se confia, ou não, na loja. Com isso, além de variedade, é importante oferecer os gateways mais conhecidos, como o Paypal e o PagSeguro.
3) Atendimento
Consumidor está cada vez mais conectado e com acesso à internet, mas é indispensável oferecer um serviço de atendimento ao consumidor (SAC) por telefone. Com essa opção, o consumidor sente que, a qualquer momento, pode falar com a empresa e isso transmite segurança.
Outra opção é oferecer um chat online em tempo real para esclarecer dúvidas.
4) Opinião alheia conta sim!
Consumidores valorizam a opinião de outros consumidores antes de tomarem sua decisão. Além da avaliação sobre o produto, os usuários costumam expor suas opiniões nos comentários da loja e nas redes sociais. Entretanto, lembre-se que é mais fácil acreditar em um comentário ruim do que em elogios. Mesmo assim, é importante manter todos os comentários visíveis, garantindo transparência e, assim, credibilidade com o usuário.
5) Seja presente nas redes sociais!
Segundo um estudo feito pela Ipsos, 67% dos brasileiros são influenciados por marcas ou ação de amigos no Facebook. Ou seja, garantir segurança para os usuários fará com que estes recomendem sua loja para amigos e interajam positivamente com sua página no Facebook. Além disso, quanto maior o número de likes e frequência de postagens (desde que coerentes com o seu segmento), maior a credibilidade transmitida ao usuário.
Com essas dicas, você poderá tornar todo o investimento feito em segurança em um diferencial competitivo e que – mais importante ainda – seja percebido pelo usuário no momento de decidir efetuar uma compra online.
Boa sorte e conte com a Betalabs! 🙂
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