Você já conhece as vantagens dos clubes de assinaturas? Este modelo de negócio online com venda recorrente vem conquistando mais espaço no varejo digital. Afinal, o e-commerce com assinaturas reúne os benefícios oferecidos pelo comércio eletrônico aos benefícios oferecidos pelas assinaturas.
Portanto, estamos falando da combinação de praticidade, comodidade, entregas rápidas e curadoria de produtos exclusivos. Por tudo isso, estudos mostram que os clubes de assinaturas podem chegar a 75% dos e-commerces em 2023.
Aqui no blog da Betalabs, vamos conhecer os fatores que alavancam essa projeção. Além disso, saiba quais vantagens os e-commerces com modelo de assinatura podem proporcionar para empreendedores e consumidores!
Atualmente, as assinaturas de serviços e produtos alcançam o patamar de 18% do total do valor por cartão de crédito – considerando consumidores no mundo todo. Para 2023, a tendência é que 75% das empresas ofereçam assinaturas, inclusive, para enfrentarem a concorrência.
Nos Estados Unidos, por exemplo, 80% dos millennials e 90% da população incluída na geração Z assinam algum tipo de serviço/produto. Entre os tipos principais de assinaturas estão:
As plataformas de filmes, músicas e entretenimento oferecem conteúdo exclusivo, disponibilizado em aplicativos. A Netflix, Spotify e Deezer estão no topo dos streamings mais consumidos pelos jovens e pessoas mais maduras.
Algumas redes sociais, como LinkedIn, Tinder e Discord disponibilizam recursos exclusivos no combo premium, cujo acesso é pago. É um tipo de assinatura que certamente tende a crescer nos próximos anos.
Um modelo mais “tradicional” de clubes de assinaturas, com base na comercialização de caixas de produtos para cada segmento. Nesse caso, a curadoria dos produtos conta muito, uma vez que deve-se evitar o envio de produtos repetidos ou que não atendam a necessidade do consumidor.
O ideal, portanto, é sempre surpreender o cliente com produtos inovadores, e são tendência no mercado de nicho.
Com toda a certeza é interesse que os e-commerces comecem a fazer parte dessa tendência mundial. Os números são motivadores e mostram que o ambiente digital realmente é especial para o varejo.
Por isso, veja algumas dicas da Betalabs para criar seu clube de assinaturas:
Um nicho é a seleção de um mercado específico para produtos e serviços. Pense em fitness, beleza, pet, bebidas ou gastronomia. Então, Ao definir seu nicho, tente ser o mais específico possível.
Por exemplo, você pode dividir os nichos mencionados acima em sub-nichos como CrossFit, beleza 50+ e gastronomia vegana. Quanto mais especializada for sua caixa, mais fácil será selecionar produtos para um público específico, permitindo maximizar a retenção e criar uma ótima experiência para o cliente.
Avalie seus concorrentes antes de entrar em um mercado ainda desconhecido. É sempre bom coletar informações sobre o que seus concorrentes estão fazendo para atrair o público, o que estão vendendo, como estão precificando e quais os diferenciais deles.
Esse ponto é importante porque mostra possíveis oportunidades ou ameaças sua empresa vai enfrentar perante seu mercado de atuação.
Sempre pense na persona que deseja impactar com seus produtos ou serviços. Ter os produtos ou serviços certos, mas vendê-los para o público errado, pode fatalmente acabar com a reputação da sua marca.
Tenha um aliado tecnológico para deslanchar seus negócios online. A Betalabs é a plataforma de clube de assinaturas mais completa, flexível e segura para as suas operações de vendas.
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