O frete é um dos pontos mais importantes para que um consumidor realize uma determinada compra. É muito comum acontecer de o usuário navegar pelo seu site, escolher todos os produtos e acabar desistindo da compra porque o valor do frete é muito elevado. Então, para que isso não aconteça, é preciso que você aprenda a calcular o frete para o seu e-commerce de uma maneira que ele seja atrativo para o consumidor e que não prejudique o seu rendimento.
Primeiramente, é preciso pensar no tipo de entrega que você vai realizar e isso vai depender do tamanho do seu e-commerce. Caso a sua loja online ainda esteja começando e não receba tantos pedidos assim diariamente, e você tiver fácil acesso aos Correios, você mesmo pode ir até lá e despachar o produto direto para o cliente.
Nesse caso, o custo envolvido no frete é o custo de postagem, pago diretamente aos Correios e é calculado com base no peso e nas dimensões do produto, além do CEP do cliente (valor tabelado). Dependendo da situação, além dos custos de postagem você também pode ter outros custos para levar o produto até os Correios (gasolina, motoboy), então isso também precisa ser levado em consideração.
Se essa for a opção de entrega escolhida, você pode integrar esse sistema de cálculo feito pelos Correios de acordo com o CEP à sua loja virtual, para tornar esse processo mais simples e prático de ser executado.
Entretanto, essa escolha passa a ser inviável se você tiver um fluxo de entregas muito grande. Nesse caso, você vai precisar contratar uma empresa de logística que recolha os produtos na sua empresa e realize a entrega diretamente aos clientes. Empresas maiores acabam tendo essa como única opção de entrega porque é a única maneira de dar conta dos prazos sem nenhum imprevisto ou atraso. Se esse for o seu caso, compare os preços e os serviços das empresas de logística e escolha a de melhor custo x benefício.
Depois de avaliar esses fatores e escolher o seu tipo de entrega, você pode pensar em estratégias para tornar o frete do seu e-commerce mais atraente para o consumidor, especialmente se você não quiser que ele desista da compra e abandone o carrinho por conta do valor cobrado na entrega do produto.
Você pode escolher o frete com base no custo real do que você paga para transportar o produto ou com base no custo de mercado, que é uma estimativa feita de acordo com o preço dos fretes cobrados pelos seus concorrentes. Assim, você estabelece o preço do seu frete conforme o que o mercado está acostumado a cobrar.
Ao estabelecer o seu preço, você pode pensar em diversas promoções para atrair o interesse do consumidor, como frete grátis em algumas situações. Por exemplo, ao atingir um determinado valor de produtos, você oferece frete grátis para qualquer lugar do Brasil. Oferecer frete grátis para as regiões que mais consomem os seus produtos também é outra ideia interessante, bem como oferecer frete grátis para alguns produtos específicos.
Além disso, você também pode lançar promoções ao longo do ano com frete grátis para o site inteiro. Dessa maneira, você consegue estimular o consumo e, consequentemente, aumenta a sua receita, pois o consumidor, na maioria das vezes, acaba dando preferência para os sites que não cobram pela entrega.
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