A importância do nicho de e-commerce para o sucesso do seu negócio

Escrevo esse artigo no dia 24/03/2020, exatamente no dia que passar a valer o decreto do fechamento total de serviços não essenciais por 15 dias no Estado de São Paulo anunciado pelo governador João Dória em função do Coronavírus – COVID-19. Recebi algumas mensagens de amigos próximos que conhecem meu trabalho na Betalabs perguntando sobre os passos para iniciar um e-commerce.

Isso porque alguns veículos de comunicação como a EXAME publicaram matérias que retratam o crescimento das vendas online nesse período.

Minha resposta foi a mesma para todos. Mais importante que a situação e o momento é a definição do nicho de mercado que você tem pretensão de atuar.

Isso porque, e-commerce que vende de tudo e consegue fazer isso de forma eficiente e lucrativa são a exceção e não a regra. 

E-commerce como Amazon, Submarino e Magazine Luíza fazem parte dessa exceção e são exemplos de casos de sucesso que você já conhece.

Decidi então falar um pouco sobre cases de muito sucesso que estão concentrados em nichos específicos de mercado e que podem te ajudar a encontrar um mercado específico para atuar de forma online.

 

Primeiro: O que é um nicho de e-commerce?

É a categoria definida e limitada em que seus produtos  ou serviços irão se enquadrar. Por exemplo, a livraria é um nicho mais amplo. Livros infantis é muito mais específico.

Ao escolher seu nicho de e-commerce , sua marca vai girar em torno dele. Você terá um público-alvo bem definido baseado no interesse nesses produtos ou serviços. 

Claro que ao definir um nicho você exclui determinados clientes, mas a definição ajuda a traçar estratégias de divulgação e aquisição de clientes mais orientadas e assertivas que irá criar a demanda de quem realmente irá comprar de você.

 

Intrínsecos

Clube de assinatura de livros não publicados no Brasil


Lançado em 2018, ano que que a Editora comemorou 15 anos, o intrínsecos é um clube de assinatura de livros que entrega mensalmente na casa dos leitores livros inéditos no Brasil. São diversos gêneros e autores da literatura global, lançados em edições exclusivas com capa diferenciada e design colecionável.

 

 

 

 

Clube Auge

Clube de assinatura de livros para crianças

Lançado em 2020 é um Clube de assinatura infantil que trabalha Inteligência Emocional através de livros. Todos os meses o clube envia para sua casa um kit com: livro de histórias infantis, revista da família e um jogo (cards) interativo.

 

 

 

 

 

Barra Doce

Loja recomendada com tudo para confeitaria.

Esse e-commerce vende o que você precisa para fazer chocolates, bolos e muitas outras receitas.  E empresa começou como uma loja física em 1984, foi pioneira no comércio eletrônico e hoje é referência neste nicho de mercado. 

 

 

 

 

 

 

The Gin Flavors

Loja especialista em gin e botânicos

Foi na Espanha em 2016 que os sócios da The Gin Flavors descobriram a alquimia do Gin! Eles viram pela primeira vez esta alquimia com chefs catalães que ditaram a moda do gin na Europa e descobriram que criar, conhecer, elaborar e servir, é um processo maravilhoso de juntar as pessoas!

Foram pioneiros no segmento e recentemente adicionaram o modelo de venda recorrente para venda online na qual o cliente pode receber mensalmente seleções exclusivas assinadas por especialistas. 

 

 

 

Qual será seu nicho de e-commerce?

Essa pergunta pode ser mais simples se você já tiver uma operação física e desejar apenas  entrar no mundo online. Vale, no entanto, avaliar quais são os melhores formatos de venda e entrega pois você pode se concentrar no seu mercado atual em nichos menores como por exemplo, em vendas por conveniência de um lado ou produtos extremamente competitivos em preço do outro.

Para quem ainda está procurando um nicho fiz abaixo uma lista simples de processo que sugiro para pensar em ideias para iniciar no mundo online:

  • Procure segmentos que estejam alinhados com o que você gosta;
  • Pesquise a concorrência na internet;
  • Pesquise o interesse com pessoas próximas;
  • Crie um plano simplificado de negócio.

 

Posts Recentes

Um post não vende. Uma jornada bem estruturada, sim!

Se você acredita que publicar conteúdo sozinho é suficiente para vender, é hora de repensar…

3 semanas atrás

Clube do Smi: como unir fé, diversão e aprendizado todos os meses

Educar os filhos com valores cristãos é um desejo presente em muitas famílias, mas nem…

1 mês atrás

Calcule o potencial da venda por assinaturas no seu negócio

No mundo empresarial de hoje, a inovação não está apenas nos produtos ou serviços que…

1 mês atrás

Por que clubes de assinatura acessíveis estão sendo a saída para pequenos negócios

De acordo com uma reportagem publicada pelo Diário do Comércio, o mercado de clubes de…

2 meses atrás

Como montar um clube do livro (passo a passo completo)

Como montar um clube do livro (passo a passo completo) Guia prático para lançar um…

2 meses atrás

Recorrencia.net: IA gratuita que já aumentou em 25% a receita de SaaS, segundo o Baguete

Empresas que trabalham com receita recorrente — SaaS, clubes de assinatura, academias, coworkings — sabem…

2 meses atrás