Escrevo esse artigo no dia 24/03/2020, exatamente no dia que passar a valer o decreto do fechamento total de serviços não essenciais por 15 dias no Estado de São Paulo anunciado pelo governador João Dória em função do Coronavírus – COVID-19. Recebi algumas mensagens de amigos próximos que conhecem meu trabalho na Betalabs perguntando sobre os passos para iniciar um e-commerce.
Isso porque alguns veículos de comunicação como a EXAME publicaram matérias que retratam o crescimento das vendas online nesse período.
Minha resposta foi a mesma para todos. Mais importante que a situação e o momento é a definição do nicho de mercado que você tem pretensão de atuar.
Isso porque, e-commerce que vende de tudo e consegue fazer isso de forma eficiente e lucrativa são a exceção e não a regra.
E-commerce como Amazon, Submarino e Magazine Luíza fazem parte dessa exceção e são exemplos de casos de sucesso que você já conhece.
Decidi então falar um pouco sobre cases de muito sucesso que estão concentrados em nichos específicos de mercado e que podem te ajudar a encontrar um mercado específico para atuar de forma online.
É a categoria definida e limitada em que seus produtos ou serviços irão se enquadrar. Por exemplo, a livraria é um nicho mais amplo. Livros infantis é muito mais específico.
Ao escolher seu nicho de e-commerce , sua marca vai girar em torno dele. Você terá um público-alvo bem definido baseado no interesse nesses produtos ou serviços.
Claro que ao definir um nicho você exclui determinados clientes, mas a definição ajuda a traçar estratégias de divulgação e aquisição de clientes mais orientadas e assertivas que irá criar a demanda de quem realmente irá comprar de você.
Lançado em 2018, ano que que a Editora comemorou 15 anos, o intrínsecos é um clube de assinatura de livros que entrega mensalmente na casa dos leitores livros inéditos no Brasil. São diversos gêneros e autores da literatura global, lançados em edições exclusivas com capa diferenciada e design colecionável.
Lançado em 2020 é um Clube de assinatura infantil que trabalha Inteligência Emocional através de livros. Todos os meses o clube envia para sua casa um kit com: livro de histórias infantis, revista da família e um jogo (cards) interativo.
Esse e-commerce vende o que você precisa para fazer chocolates, bolos e muitas outras receitas. E empresa começou como uma loja física em 1984, foi pioneira no comércio eletrônico e hoje é referência neste nicho de mercado.
Foi na Espanha em 2016 que os sócios da The Gin Flavors descobriram a alquimia do Gin! Eles viram pela primeira vez esta alquimia com chefs catalães que ditaram a moda do gin na Europa e descobriram que criar, conhecer, elaborar e servir, é um processo maravilhoso de juntar as pessoas!
Foram pioneiros no segmento e recentemente adicionaram o modelo de venda recorrente para venda online na qual o cliente pode receber mensalmente seleções exclusivas assinadas por especialistas.
Essa pergunta pode ser mais simples se você já tiver uma operação física e desejar apenas entrar no mundo online. Vale, no entanto, avaliar quais são os melhores formatos de venda e entrega pois você pode se concentrar no seu mercado atual em nichos menores como por exemplo, em vendas por conveniência de um lado ou produtos extremamente competitivos em preço do outro.
Para quem ainda está procurando um nicho fiz abaixo uma lista simples de processo que sugiro para pensar em ideias para iniciar no mundo online:
No universo dos negócios baseados em assinaturas, a fidelização de clientes é uma peça-chave para…
Com a crescente demanda pelo mercado digital, é essencial que as empresas escolham a melhor…
Os modelos de assinatura têm sido um grande sucesso no B2C, mas o que muitos…
Os clubes de benefícios se tornaram uma tendência crescente nos últimos anos, conquistando clientes por…
Um Guia para Novos Empreendedores Começar a jornada na venda recorrente pode parecer desafiador, mas…
A inteligência artificial (IA) está se tornando um aliado indispensável para empreendedores que buscam impulsionar…