A importância de trabalhar a logística reversa no e-commerce

A logística reversa diz respeito às operações ou processos envolvidos na política de troca e retorno de produtos da empresa, considerando tudo desde o atendimento ao cliente até a coleta do produto e a entrega de uma nova mercadoria ou devolução do dinheiro.

Além de obrigatória por Lei (o Código de Defesa do Consumidor garante o direito de devolução do produto em até 7 dias após seu recebimento e a troca do mesmo em até 15 dias após o mesmo prazo).

Uma empresa deve considerar trabalhar sua política de trocas e devoluções como uma maneira de agregar maior confiabilidade e valor para sua própria marca.

E além disso,  incentivar seu público alvo a consumir: a eficiência e agilidade em lidar com este tipo de situação transmite segurança para o consumidor e reduz seu receio em comprar online.

Pois sabe que, caso o produto não seja de seu agrado ou que venha com qualquer tipo de defeito, poderá troca-lo ou devolve-lo com tranquilidade e ter seu dinheiro devolvido ou o produto substituído sem qualquer dor de cabeça.

É importante frisar que qualquer custo, financeiro ou de outra natureza, envolvido neste processo deve ser arcado integralmente pelo lojista e NUNCA pelo cliente.

Neste aspecto, trabalhar a logística reversa é tão importante para o desempenho da loja virtual quanto oferecer boas condições para uma experiência de compra prazerosa, como uma loja com navegação intuitiva e preenchimento de dados para identificação do cliente e pagamento simplificados.

A Betalabs pode ajudar sua loja virtual!

A Plataforma E-commerce Betalabs é nativamente integrada ao ERP Cloud, o sistema de gestão empresarial que reúne em uma única interface dezenas de módulos e ferramentas para aperfeiçoar a rotina de processos de sua empresa e trabalhar a logística reversa do seu negócio com facilidade.

Nosso sistema reúne, entre outras coisas, recursos para gerenciar com eficiência setores como finanças, estoque, clientes, pedidos, transportadores e emissão de documentação fiscal.

Posts Recentes

Como a Inteligência Artificial está Revolucionando a Gestão de E-commerce

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado um elemento essencial para o crescimento e a…

3 semanas atrás

Mercado de assinaturas cresce 74% no Brasil: como sua empresa pode se beneficiar

O modelo de negócios por assinatura deixou de ser tendência para se tornar uma realidade…

4 semanas atrás

KPIs Essenciais para Medir o Sucesso do seu E-commerce

No ambiente digital altamente competitivo do e-commerce, monitorar os indicadores-chave de desempenho (KPIs) é essencial…

4 semanas atrás

Como Marcas Inovadoras Estão Utilizando Tecnologia para Escalar Suas Operações

Empresas inovadoras estão cada vez mais investindo em tecnologia para expandir suas operações e se…

1 mês atrás

Como Vender Mais na Páscoa: Estratégias para Alavancar o Faturamento no E-commerce

A Páscoa é uma das datas mais lucrativas para o comércio, e um planejamento estratégico…

1 mês atrás

Os Desafios e Soluções para a Expansão de um E-commerce B2B

O mercado de e-commerce B2B está em expansão, mas enfrenta desafios específicos que diferem do…

2 meses atrás