A importância de trabalhar a logística reversa no e-commerce

A logística reversa diz respeito às operações ou processos envolvidos na política de troca e retorno de produtos da empresa, considerando tudo desde o atendimento ao cliente até a coleta do produto e a entrega de uma nova mercadoria ou devolução do dinheiro.

Além de obrigatória por Lei (o Código de Defesa do Consumidor garante o direito de devolução do produto em até 7 dias após seu recebimento e a troca do mesmo em até 15 dias após o mesmo prazo).

Uma empresa deve considerar trabalhar sua política de trocas e devoluções como uma maneira de agregar maior confiabilidade e valor para sua própria marca.

E além disso,  incentivar seu público alvo a consumir: a eficiência e agilidade em lidar com este tipo de situação transmite segurança para o consumidor e reduz seu receio em comprar online.

Pois sabe que, caso o produto não seja de seu agrado ou que venha com qualquer tipo de defeito, poderá troca-lo ou devolve-lo com tranquilidade e ter seu dinheiro devolvido ou o produto substituído sem qualquer dor de cabeça.

É importante frisar que qualquer custo, financeiro ou de outra natureza, envolvido neste processo deve ser arcado integralmente pelo lojista e NUNCA pelo cliente.

Neste aspecto, trabalhar a logística reversa é tão importante para o desempenho da loja virtual quanto oferecer boas condições para uma experiência de compra prazerosa, como uma loja com navegação intuitiva e preenchimento de dados para identificação do cliente e pagamento simplificados.

A Betalabs pode ajudar sua loja virtual!

A Plataforma E-commerce Betalabs é nativamente integrada ao ERP Cloud, o sistema de gestão empresarial que reúne em uma única interface dezenas de módulos e ferramentas para aperfeiçoar a rotina de processos de sua empresa e trabalhar a logística reversa do seu negócio com facilidade.

Nosso sistema reúne, entre outras coisas, recursos para gerenciar com eficiência setores como finanças, estoque, clientes, pedidos, transportadores e emissão de documentação fiscal.

Posts Recentes

15 clubes de assinatura que você precisa conhecer em 2025

Clubes de assinatura no Brasil Os clubes de assinatura são uma modalidade antiga de vendas,…

3 semanas atrás

Por que os clubes de benefícios são essenciais para o varejo moderno

No cenário atual, onde a concorrência é acirrada e os consumidores buscam mais do que…

4 semanas atrás

A Alta no Preço do Café: Uma Oportunidade para Investir em Clubes de Assinatura de Cafés Especiais

Nos últimos meses, o preço do café tem apresentado uma alta expressiva, impulsionada por fatores…

1 mês atrás

O futuro das marcas está nos clubes de assinatura – e a CBN confirma isso

Clubes de assinatura estão deixando de ser tendência para se tornarem parte da nova lógica…

1 mês atrás

Como a Inteligência Artificial está Revolucionando a Gestão de E-commerce

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado um elemento essencial para o crescimento e a…

2 meses atrás

Mercado de assinaturas cresce 74% no Brasil: como sua empresa pode se beneficiar

O modelo de negócios por assinatura deixou de ser tendência para se tornar uma realidade…

2 meses atrás