A redução de custos é a maneira mais fácil e rápida para melhorar a ‘rentabilidade do negócio’ – cada Real que você salvar vai direto para o seu caixa.
O primeiro passo consiste em identificar seus principais custos. Se você estiver usando um software de gestão, isso deve ser fácil. Começar analisando seus maiores gastos é um excelente ponto de partida.
Para auxiliar sua empresa nesse processo seguem alguns conselhos dos nossos especialistas:
1 – Obtenha 3 orçamentos
A próxima vez que você precisar de algo a partir de um fornecedor (novo ou não) obtenha mais um par de orçamentos para comparação. Dessa forma, você pode verificar se o primeiro fornecedor é de fato o mais competitivo. Você pode trabalhar com um novo fornecedor ou utilizar seu orçamento diferente para conseguir um melhor preço.
2 – Gerencie suas finanças
Um bom planejamento do seu fluxo de caixa pode evitar despesas com juros. É importante casar bem entradas e saídas para evitar ficar no vermelho. Dinheiro parado sem aplicação também é ruim, caso sua empresa tenha caixa procure alternativas de rentabilidade sem risco para o dinheiro.
3 – Corte reuniões e viagens inúteis
Evite reuniões e viagens que não geram receitas a qualquer custo. Se você realmente tiver que viajar, se organize e evite reservas de última hora, que são muito mais caras. Pra facilitar ganhar tempo e cortar custos considere o uso do Google Hangouts ou Skype.
4 – Você realmente precisa de tantas linhas telefônicas?
Verifique quantos telefones fixos a sua empresa está pagando. Você realmente precisa de todos eles? Com o aumento do uso de telefones celulares é bem provável que não. O ideal mesmo é acabar com toda telefonia fixa usando VOIP.
5 – Seja mais Verde
Lâmpadas que acendem e apagam automaticamente, impressão duplex (em ambos os lados do papel), filtros de ar condicionado sempre limpos… essas são medidas “ecológicas” que vão ajudar seu negócio a economizar energia e consequentemente dinheiro.
6 – Repense!
Quando você passar por cada item de seus custos, não basta se perguntar apenas se você poderia enxugar seu valor. Questione-se sobre a real necessidade da despesa. Ela é realmente necessária? Existe uma maneira mais inteligente de resolver o mesmo problema? Um bom exemplo é imaginar o envio de documentos para os seus clientes. Eles realmente precisam ir pelo correio ou podem ser enviados por e-mail mesmo?
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