5 itens para checar ao contratar um ERP

Está cada vez mais fácil encontrar um sistema de gestão para pequenas e médias empresas. A quantidade de companhias que oferecem esse tipo de software cresceu muito, existem vários tipos de sistema comercializados de diversas maneiras. Essas ferramentas, de fato, agilizam muitos processos da empresa, mas é preciso estudar antes de escolher, pois elas também podem possuir falhas que, eventualmente, façam com que a ferramenta não se adeque perfeitamente à sua empresa.

Abaixo levantamos cinco itens que são essenciais na hora de escolher um sistema:

Suporte: Atendimento é ponto chave quando falamos de sistema de gestão, principalmente enquanto você dá os primeiros passos na implementação. Mesmo que escolha um software com interface intuitiva dúvidas e necessidade de dicas para adotar melhores práticas irão surgir ao longo do processo. Escolher uma empresa que dê boas respostas e em um prazo de tempo curto faz toda a diferença.

Funcionalidades: Como existem muitos tipos de sistema, é importante olhar as fichas técnicas e conflitar as ferramentas disponíveis com a realidade da sua empresa. Existem versões específicas de programas para alguns segmentos de mercado.

Fornecedor: É sempre importante lembrar que você está colocando o coração da sua empresa nas mãos de um terceiro, e justamente por isso é muito importante escolher uma empresa sólida que não irá desaparecer ou fechar após a implementação do seu projeto.

Referências: A maioria das empresas que vendem software tem belos websites e uma equipe comercial bem treinada. É claro que isso é bom, mas procure analisar a lista de clientes e contatar alguns para pedir referência. Quem utiliza pode dizer quais são os pontos positivos e negativos do software.

Adaptabilidade: Quando falamos de PMEs, muitos dos softwares disponíveis no mercado não são abertos à customização. De imediato, isso faz com que os preços de implementação e mensalidade sejam menores, mas essa facilidade pode se tornar uma armadilha com o crescimento do seu negócio. Encontrar um sistema que possa se adequar ao seu negócio é uma garantia de não precisar trocar de fornecedor com a evolução.

Posts Recentes

O primeiro mês define o resto do ano

O início de um ano é mais do que um mês no calendário. Ele funciona…

1 semana atrás

Ano novo não muda nada se os processos não mudarem

A virada do ano costuma trazer uma sensação coletiva de recomeço. As pessoas renovam agendas,…

3 semanas atrás

Crescimento sem retenção é apenas aparência

Em muitos negócios, o crescimento é medido pelo volume de vendas, pelo faturamento bruto ou…

4 semanas atrás

O que vai mudar no seu negócio em 2026 se você investir em recorrência agora?

Empresas que alcançam crescimento sustentável têm algo em comum: elas constroem seu futuro antes que…

4 semanas atrás

Fim da Alumy: qual a melhor plataforma para migrar seu clube de assinaturas agora

Fim da Alumy: Betalabs é a melhor alternativa para seu clube de assinaturas A plataforma…

2 meses atrás

Personalização: o novo básico da experiência digital

O cliente não quer ser mais um O consumidor digital mudou. Ele não quer ser…

2 meses atrás