Se você está antenado no mundo do e-commerce, com certeza você já deve ter ouvido falar de B2B e B2C. Mas afinal, qual a diferença entre os dois? E quais as funcionalidades essenciais que um e-commerce B2B precisa ter?
B2C, é uma abreviação para o termo em inglês “Business To Client”, ou seja, um negócio que tem como objetivo final chegar a um cliente. Uma loja de roupas, por exemplo, é um comércio B2C.
B2B, por sua vez, significa “Business To Business”, ou seja, é um negócio que vende serviços ou produtos para outras empresas, as quais, por sua vez, vão vender para um cliente final, ou até para outra empresa também. A Betalabs, por exemplo, oferece soluções para plataformas de e-commerce, sendo classificada como uma empresa B2B.
Se você quiser ter um e-commerce B2B de sucesso, de forma a proporcionar a melhor experiência para a sua equipe, para os seus clientes, e para os clientes dos seus clientes, existem algumas funcionalidades essenciais que a sua empresa precisa ter! São elas:
Workflow customizado
Workflow é, de maneira geral, a automatização dos processos do seu negócio, através de um conjunto de ferramentas. Uma vez que as atividades da empresas são automatizadas, o fluxo de trabalho se torna mais eficiente e otimizado, deixando espaço para os colaboradores exercerem funções que as máquinas não conseguem.
Um workflow customizado irá otimizar a aprovação dos documentos de acordo com a necessidade da sua empresa, gerando uma redução de custos e um aumento da produtividade da equipe.
Integrações
Integrar o seu negócio com sistemas legados é uma excelente solução para proporcionar a melhor experiência para os seus clientes. Isso porque, atualmente, existe um sistema que é melhor do que outros para cada funcionalide.
A integração com o Google Analytics, por exemplo, é a melhor forma de você gerar dados e analisar o comportamento dos usuários do seu site. A integração com o SkyHub, por sua vez, é a solução perfeita para integrar um e-commerce com os maiores marketplaces nacionais, como Walmart, Submarino, Mercado Livre, entre outros.
Automação de marketing
O Marketing digital é uma das prioridades para as empresas atualmente. Cada dia mais entende-se a comunicação como uma das maiores aliadas de um negócio. Apesar de ser uma função que exige criatividade e pessoalidade, existem algumas funções que precisam ser automatizadas, afim de otimizar o tempo de trabalho.
Tags de conteúdo, XML personalizados, certificado de segurança SSL, velocidade na distribuição de assets, XML para Google Shopping, integração com o Google Analytics são algumas ferramentas que vão facilitar o seu marketing.
Catálogos personalizados
Criar um catálogo digital coerente com a sua marca, dinâmico e de fácil entendimento para os seus clientes é uma das funcionalidades mais importantes para um e-commerce B2B.
Um catálogo de produtos personalizados, lista de preços de acordo com o perfil do cliente, praticidade para cálculo de frete e prazos de entrega são algumas funcionalidades que vão facilitar muito as suas vendas e a sua relação com os clientes!
Gestão facilitada
Ter uma gestão prática e completa, com ERP nativo, automação de emissão de nota fiscal, gestão para vendas recorrentes, políticas comerciais por tipo de cliente e cálculos de impostos específicos para o mercado B2B são algumas funcionalidades essenciais que vão fazer o seu negócio ter uma ótima administrção, e, por consequência, oferecer uma melhor experiências aos seus colaboradores e clientes.
Algumas empresas possuem todas essas funcionalidades e já estão se destacando no mercado! Confira alguns exemplos para você se inspirar:
A W.Pink é uma marca de jeans femininos que vende no atacado para revendedores de todo o Brasil. Além disso, eles possuem a segmentação Xtracharmy, a qual vende peças de jeans femininos plus size. A principal missão da empresa é levar um produto com lavagens diferenciadas, acessórios e aviamentos de alto padrão, sempre com os melhores tecidos da região e uma variedade de modelos na pronta entrega.
A Rock Code é um empresa inovadora do mercado nacional e internacional de moda fitness e fashion, inspiradas na arte urbana e na cultura rock and roll. Este é o motivo pelo qual a marca vai conquistando a cada nova coleção uma legião de clientes e seguidoras que se apaixonam pelo estilo da ROCK CODE.
O Brasil hoje vive um grande crescimento no mercado de bebidas alcoólicas. Seja na produção, onde a cada dia surgem diversos novos produtores locais, ou mesmo no consumo em casa ou em estabelecimentos especializados. A Adega B2B nasceu com o propósito de fornecer produtos diferenciados e exclusivos ou simplesmente sem atuação regular em determinadas regiões, propiciando o acesso de forma facilitada ao ponto de venda, e por consequência, novidades ao consumidor final.
A We Stock é um e-commerce de suprimentos corportavis, desde itens de papelaria a EPIs. Eles suprem a as necessidades de consumo imediato de empresas dos mais diversos setores e portes, assegurando o abastecimento dos estoques para otimizar o dia a dia dos colaboradores.
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