4 Dicas de Planejamento Para Sua Empresa

Plano de Negócios é um guia que descreve com particularidade um negócio que está para abrir ou que já está aberto. O plano pode ser aplicado como diretriz no projeto de marketing ou de planejamento estratégico de uma empresa, mesmo já madura no mercado. Este documento agrega informações do ponto de vista estrutural, administrativo, estratégico, mercadológico, técnico, operacional e financeiro.

Durante a elaboração do plano, o empresário começa a compreender as diversas vertentes do seu negócio, como: mercado, produto, modelo de financiamento, riscos, etc. É importante também para direcionar o desenvolvimento da empresa a curto, médio e longo prazo mediante a um conjunto de objetivos previamente estabelecidos e acordados.

Confira agora algumas orientações de planejamento para seus negócios em 2015:

Aprenda com os erros

Reveja seus acertos e capacite-se com seus erros. Analise os resultados, avalie o que deu certo, o que deu errado e o que pode ser melhorado. Crie uma lista de lições que se deve aprender, onde você guarda essas informações para poder basear seu planejamento estratégico hoje e nos próximos anos. Evitar e aprender com as derrotas são boas soluções para evoluir.

Fique de olho nas tendências

O mercado fornece inúmeras informações do que vem pela frente ao longo do ano. Você consegue antecipar se a temporada será fácil ou difícil, criar expectativas e se conscientizar a respeito do que fazer para melhorar a desempenho no mercado, ganhando competitividade.

Confie em fatos e dados

Assegure-se em fatos e dados do mercado. Apenas com informações verdadeiras é possível ter condições de se manter bem posicionado no comércio. Os boatos são muito comuns em muitos setores e podem não agregar na sua empresa. Portanto, confie somente no que pode ser comprovado.

Estipule indicadores

Estabeleça indicadores de desempenho para os objetivos e metas. Medindo a performance, o empreendedor terá total controle dos negócios. Os indicadores devem ser realistas e mensuráveis podendo dar maior efetividade para as atividades do gestor.

photo credit: SuSanA core group and key stakeholder meeting in Eschborn, Germany (18th-20th of April 2013) via photopin (license)

Posts Recentes

A Primeira IA Gratuita para Negócios de Assinatura Já Está no Ar – E Você Pode Usar Agora Mesmo

Em 2024, o mercado de assinaturas cresceu 74% no Brasil, segundo dados da CBN. De…

4 dias atrás

15 clubes de assinatura que você precisa conhecer em 2025

Clubes de assinatura no Brasil Os clubes de assinatura são uma modalidade antiga de vendas,…

4 semanas atrás

Por que os clubes de benefícios são essenciais para o varejo moderno

No cenário atual, onde a concorrência é acirrada e os consumidores buscam mais do que…

4 semanas atrás

A Alta no Preço do Café: Uma Oportunidade para Investir em Clubes de Assinatura de Cafés Especiais

Nos últimos meses, o preço do café tem apresentado uma alta expressiva, impulsionada por fatores…

1 mês atrás

O futuro das marcas está nos clubes de assinatura – e a CBN confirma isso

Clubes de assinatura estão deixando de ser tendência para se tornarem parte da nova lógica…

1 mês atrás

Como a Inteligência Artificial está Revolucionando a Gestão de E-commerce

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado um elemento essencial para o crescimento e a…

2 meses atrás