Marketplaces em 2022: Vale a pena investir nestes nichos?

Investir em segmentos de nichos e na migração para o modelo online de vendas é a maior tendência para 2022. Ter um marketplace pode ser uma solução para quem quer iniciar na vida empreendedora sem altos custos iniciais.

Fique atento, esse artigo vai elucidar o que é um nicho de mercado e uma opção de investimento para esse ano.

O que é um nicho?

Um nicho é simplesmente uma fatia de mercado especializada. Você conhece pessoas com camisas, travesseiros e cobertores com fotos do cachorro?

Esses produtos impressos de pet são um bom exemplo de um nicho de mercado, assim como joias caseiras, mercadorias de um time específico, e aparelhos tecnológicos para os primeiros usuários.

Essencialmente, os nichos de mercado são apenas mercados mais focados. Quanto mais você pode restringir seu grupo de clientes-alvo, mais “nichado” você se torna.

Uma cadeia nacional de supermercados com todos os tipos de alimentos é menos focado do que uma cadeia com apenas produtos orgânicos. 

Da mesma forma, uma cadeia que vende apenas alimentos orgânicos veganos e sem glúten é mais de “nichado” do que uma cadeia que vende apenas alimentos orgânicos. Quanto mais específico o mercado, mais nicho ele é.

As lojas de nicho podem ter menos clientes do que as grandes lojas de departamento, mas esse é precisamente o ponto. Com menos clientes, você pode otimizar com mais precisão suas estratégias de vendas, principalmente quando seus clientes têm muito em comum

Embora não haja uma definição oficial, os nichos podem ser divididos por essas categorias:

  • Demográfico – por características pessoais como idade, sexo, renda, etc.
  • Geográfico — por localização, particularmente importante para produtos relacionados ao clima e região.
  • Preços – de itens premium e de luxo a marcas acessíveis de lojas de 1 real.
  • Psicográfico – mentalidades pessoais como princípios morais, crenças religiosas, atitudes, etc.

Os grupos de nicho podem ser menores, mas os compradores de nicho tendem a compartilhar características e comportamentos de compra.

Enquanto as lojas “gerais” lutam para manter todos igualmente felizes – uma loja de nicho pode se concentrar apenas em manter seu grupo específico feliz. Então vamos falar sobre como entrar no mercado de nichos.

Clube de assinatura

Nada mais “nichado” do que um clube de assinaturas. Aliás, sabia que clubes de assinaturas movimentam mais de R$1 bilhão por ano no Brasil? Se você está de fora do mercado de recorrência esse é o momento para entender melhor.

Ter um clube de assinatura consiste em oferecer produtos ou serviços a seus assinantes que pagam de forma recorrente, para ter esses benefícios que o clube oferece. 

Esse setor está em alta porque têm chamado atenção de investidores, e é um setor indicado para pessoas que desejam ter uma renda de forma simples e rápida.

Pense, por exemplo, em uma papelaria, ela pode ter um clube nesse nicho. Confira por que Clubes de Assinatura de papelaria são uma tendência para 2022

Após escolher um nicho

Após escolher seu nicho, sua jornada no marketplace está apenas começando. Você ainda tem que lidar com todos os outros problemas – gerenciamento de estoque, atualização de listagens, monitoramento de remessas, manutenção de um orçamento e muito mais.

Felizmente, uma plataforma de comércio eletrônico como a Betalabs pode ajudar com tudo isso, economizando tempo e estresse com soluções alternativas convenientes como integração de marketplace, entenda como funciona a integração.

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