Categorias: Tecnologia

Usabilidade de Software

Nos dias atuais estamos acostumados a sistemas intuitivos e com interfaces amigáveis, mas nem sempre foi assim.

A melhoria da usabilidade de software evoluiu com o estudo da interação humano computador que por sua vez é filha da engenharia de software.

Existe inclusive um padrão definido, o ISO 9241 (Organização internacional de padronização) que define os critérios para medir qualidade da usabilidade e consequentemente da experiência do usuário.

Critérios

  • Rápido aprendizado (Quanto menor o esforço para aprender, melhor)
  • Interface Intuitiva (Facilitando a memorização, após pouco tempo de uso)
  • Produtividade Elevada (O software deve permitir que o usuário realize o seu fluxo de forma rápida e eficaz)
  • Baixo índice de erros (Caso ocorram, o software deve auxiliar o usuário a correção)
  • Satisfação Elevada (O usuário deve sentir-se seguro e confiante durante o uso do produto)

Para termos uma ideia geral sobre o que é a usabilidade de software podemos associá-la à qualidade que é o resultado final da implementação da usabilidade.

Garantindo a eficiência do produto, que está diretamente ligado a experiência agradável do usuário comumente conhecida como UX (User Experience).

No entanto para alcançar o objetivo maior que é a satisfação do usuário, existe uma série de técnicas e pesquisas que são realizadas antes da implementação do software para garantir a sua finalidade.

 

Todos esses pontos devem ser abordados durante o desenvolvimento de um projeto viabilizando um produto de qualidade.

Porém, a usabilidade é apenas uma camada da esfera que compões a qualidade final de um produto.

Com a junção de todas as esferas que compõe a imagem acima temos o resultado final acerca da qualidade real do software.

 

Felipe Alcantara, Estagiário de Desenvolvimento Web.

Posts Recentes

Fim da Alumy: qual a melhor plataforma para migrar seu clube de assinaturas agora

Fim da Alumy: Betalabs é a melhor alternativa para seu clube de assinaturas A plataforma…

1 semana atrás

Personalização: o novo básico da experiência digital

O cliente não quer ser mais um O consumidor digital mudou. Ele não quer ser…

3 semanas atrás

Descontos não criam clientes fiéis. Experiência cria.

Promoção atrai. Experiência retém. Descontos são uma ótima ferramenta de aquisição, mas o preço baixo…

1 mês atrás

O primeiro pedido não é o mais importante

O primeiro pedido é só o começo. No e-commerce, é comum comemorar a primeira venda…

1 mês atrás

Um post não vende. Uma jornada bem estruturada, sim!

Se você acredita que publicar conteúdo sozinho é suficiente para vender, é hora de repensar…

2 meses atrás

Clube do Smi: como unir fé, diversão e aprendizado todos os meses

Educar os filhos com valores cristãos é um desejo presente em muitas famílias, mas nem…

3 meses atrás