A gamificação é uma estratégia de programas de pontos, desafios, conquistas de medalhas, badges, placares de lideres, etc. Ou seja, oferece recompensas a colaboradores que realizam tarefas pré-determinadas, voltadas para a recomendação, a divulgação, a avaliação ou a prospecção de novos clientes para a marca.
A intenção é despertar a motivação em um nível emocional, encorajando os participantes enquanto progridem. Assim, ficarão emocionalmente engajados a buscarem o seu melhor desempenho.
Confira a seguir, três resultados que se pode atingir com a gamificação:
Conquista e competitividade
Ao atingir uma determinada meta, pode-se despertar um sentimento de conquista, tornando importante para estimular ainda mais o membro nas próximas estratégias e dar o seu máximo para mantê-la. Em relação aos “concorrentes”, desperta uma competitividade saudável a partir da vontade de superação.
Desempenho
O participante consegue reconhecer sua evolução com a demonstração clara de seu progresso através dos níveis, conquistas ou demais estruturas montadas para sua interação. Com isso, é possível avaliar e mensurar os resultados, antecipando às necessidades do mercado.
Colaboração
Podem-se desenvolver estratégias com o objetivo de identificar e escolher, entre os mais experientes, aqueles que podem contribuir com a disseminação do conhecimento e da cultura. E ainda criar sistemas de recompensas que premiem os veteranos melhores avaliados pelos novatos, estimulando o reconhecimento mutuo.
photo credit: NYC Marathon and Empire State Building Run-Up Medals via photopin (license)
No mundo atual, onde a concorrência é acirrada e a atenção dos consumidores é um…
Os clubes de assinatura transformaram a forma como consumimos produtos, oferecendo conveniência e personalização que…
No universo do comércio eletrônico, a batalha pela atenção dos consumidores é feroz. Em meio…
Clubes de assinatura no Brasil Os clubes de assinatura são uma modalidade antiga de vendas,…
Em um cenário empresarial cada vez mais dinâmico e competitivo, garantir a estabilidade financeira de…
Nos dias de hoje, o mercado de e-commerce está mais competitivo do que nunca. Com…