A gamificação é uma estratégia de programas de pontos, desafios, conquistas de medalhas, badges, placares de lideres, etc. Ou seja, oferece recompensas a colaboradores que realizam tarefas pré-determinadas, voltadas para a recomendação, a divulgação, a avaliação ou a prospecção de novos clientes para a marca.
A intenção é despertar a motivação em um nível emocional, encorajando os participantes enquanto progridem. Assim, ficarão emocionalmente engajados a buscarem o seu melhor desempenho.
Confira a seguir, três resultados que se pode atingir com a gamificação:
Conquista e competitividade
Ao atingir uma determinada meta, pode-se despertar um sentimento de conquista, tornando importante para estimular ainda mais o membro nas próximas estratégias e dar o seu máximo para mantê-la. Em relação aos “concorrentes”, desperta uma competitividade saudável a partir da vontade de superação.
Desempenho
O participante consegue reconhecer sua evolução com a demonstração clara de seu progresso através dos níveis, conquistas ou demais estruturas montadas para sua interação. Com isso, é possível avaliar e mensurar os resultados, antecipando às necessidades do mercado.
Colaboração
Podem-se desenvolver estratégias com o objetivo de identificar e escolher, entre os mais experientes, aqueles que podem contribuir com a disseminação do conhecimento e da cultura. E ainda criar sistemas de recompensas que premiem os veteranos melhores avaliados pelos novatos, estimulando o reconhecimento mutuo.
photo credit: NYC Marathon and Empire State Building Run-Up Medals via photopin (license)
No universo dos negócios baseados em assinaturas, a fidelização de clientes é uma peça-chave para…
Com a crescente demanda pelo mercado digital, é essencial que as empresas escolham a melhor…
Os modelos de assinatura têm sido um grande sucesso no B2C, mas o que muitos…
Os clubes de benefícios se tornaram uma tendência crescente nos últimos anos, conquistando clientes por…
Um Guia para Novos Empreendedores Começar a jornada na venda recorrente pode parecer desafiador, mas…
A inteligência artificial (IA) está se tornando um aliado indispensável para empreendedores que buscam impulsionar…