É normal a maioria dos funcionários não conhecer a fundo todos os setores da empresa, porém para que a companhia conte com uma boa engrenagem é preciso que todos os colaboradores tenham uma noção do todo. Dividir a empresa em departamentos assegura e facilita a racionalização dos trabalhos e especialização dos empregados.
Atitudes como divulgar a cultura da organização e promover constantemente que a soma dos esforços de todos é o que motiva o crescimento da companhia, ressaltando que todos ganham ou perdem juntos, podem ser o caminho para fortalecer a integração dos departamentos.
Confira abaixo três formas para estimular a integração entre os setores de sua empresa:
Informações internas
Através dos canais de comunicações, é possível informar que determinado setor passará por reformas. Assim, podem-se evitar atrasos e a antecipar ações, além de conter desentendimentos e possíveis atritos.
Confraternizações
Durante eventos comemorativos, os profissionais têm a oportunidade de conhecer as outras pessoas da organização e como funcionam os demais departamentos. Isso desenvolve um ambiente familiar, deixando o colaborador mais confiante e com vontade de ir trabalhar.
Iniciantes
Assim que ocorrem admissões na empresa, deve-se integrar o funcionário novo a todos os departamentos. É importante integrar o novato com os demais setores para que ele se sinta entrosado. Isso evita situações em que pessoas passam meses sem conhecer toda a empresa e todos colaboradores.
photo credit: We’re a Team via photopin (license)
De acordo com uma reportagem publicada pelo Diário do Comércio, o mercado de clubes de…
Como montar um clube do livro (passo a passo completo) Guia prático para lançar um…
Empresas que trabalham com receita recorrente — SaaS, clubes de assinatura, academias, coworkings — sabem…
No mercado atual, conquistar clientes é importante, mas mantê-los por mais tempo é o verdadeiro…
Como vender de forma recorrente: guia completo (passo a passo + ferramentas) Construa receita previsível,…
Enquanto boa parte do varejo luta por conversões únicas, empresas com modelos de venda recorrente…