Até 2025, prevê-se que as vendas online no mundo todo devem somar 7,4 trilhões de dólares. Um montante impulsionado por fatores como comportamento do consumidor, novas tecnologias em plataforma de e-commerce e, claro, pelas tendências do varejo online.
Aliás, 2023 ainda nem chegou, mas as tendências que estimulam ou afetam o comércio eletrônico já começam a chamar a atenção do mercado. Muitas dessas tendências, de fato, podem contribuir de forma significativa para o maior faturamento dos e-commerces.
Você está preparado para essas tendências e para o que elas podem oferecer ao seu negócio digital? Aqui, no blog da Betalabs, listamos as principais tendências de comércio eletrônico para você ficar por dentro e se planejar!
Em entrevista à Forbes, Jason Finkelstein (CMO da AdRoll) baseou-se em dados de clientes da Shopify para explicar que 75% dos consumidores não voltam a comprar na mesma loja online.
As compras únicas certamente representam a ausência de fidelização dos clientes em razão de aspectos como:
No entanto, a boa notícia é que uma das tendências do comércio eletrônico para 2023 é a redução de transações únicas. Mas, para isso acontecer, é essencial que os donos de e-commerces apostem em mais pontos de contato com o cliente – vale usar as redes sociais para isso.
Assim, torna-se mais fácil gerar melhores resultados de vendas para o seu negócio. Além disso, vale investir no atendimento personalizado e na criação de novas experiências do cliente.
Conforme mencionamos antes, a experiência do cliente conta muito para reter os consumidores. Logo, esta é uma tendência forte para os próximos anos. Enquanto algumas lojas online ainda utilizam embalagens básicas, outras saem na frente oferecendo aos consumidores embalagens personalizadas, com a identidade da marca.
Essa estratégia, sobretudo, faz com que o cliente guarde a embalagem como memória afetiva.
Entre 2016 e 2021, as compras em plataformas de e-commerces por meio dos dispositivos móveis aumentaram de 52,4% para 72,9%. Esse movimento, com toda a certeza, denota a necessidade de sua empresa se preparar para ter uma loja virtual ou um clube de assinatura responsivo.
Então, pense na jornada do cliente nos dispositivos móveis e adapte sua estratégia para as compras via aplicativos.
Houve implementação de muitas leis de proteção de dados nos últimos anos. Sua empresa está adequada a isso?
Se, por um lado, a LGPD aumenta a proteção dos dados dos clientes, por outro, dificulta algumas atividades de marketing que usam rastreamento de dados. Portanto, a solução é concentrar-se na coleta dos dados primários, bem como no tratamento e gerenciamento das informações fornecidas pelos seus consumidores.
A mídia social é um importante player de comércio eletrônico, ajudando as marcas a divulgarem seus produtos e serviços. Sendo assim, aproveite essa tendência tendo uma presença ativa e relevante nas redes sociais que seu público-alvo costuma usar.
Além disso, é fundamental que a plataforma de e-commerce selecionada disponibilize integrações com plataformas sociais e outros apps. A Betalabs sabe dessa importância e preparou uma plataforma para sua loja online vender mais e gerenciar as vendas com mais eficiência e praticidade.
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