Apesar de também envolver outros fatores, o desempenho de uma loja virtual está diretamente atrelado a sua capacidade de motivar o consumidor a comprar. Motivar clientes deve ser um processo contínuo, com início desde o momento em que o consumidor entrou na loja pela primeira vez e término indefinido, se estendendo mesmo após o pedido ser concluído e a mercadoria entregue. Pensando nisto, a Betalabs separou cinco ferramentas/recursos úteis para auxiliar seu e-commerce a engajar e motivar sua base de clientes. Confira!
Promoções
Talvez o recurso mais recorrente desta lista, investir no desenvolvimento de estratégias eficientes de promoção é uma excelente forma de aumentar o tráfego de visitas da loja e, consequentemente, sua conversão, afinal quem não gosta de comprar bons produtos por um bom preço? Promoções são flexíveis e podem ser adaptadas de acordo com os recursos e objetivos do lojista, abrangendo apenas alguns produtos da loja ou determinadas localidades, além de conceder descontos em valor fixo, em porcentagem ou ainda isenção de frete.
E-mail marketing
Assim como promoções, ferramentas para o envio de e-mails podem ser aplicadas de diversas formas de acordo com o interesse do lojista, como para atualizar o cliente sobre o status da venda, recuperar carrinhos abandonados ou, como no nosso caso, para incentivar o consumidor a comprar. Aliado ao acompanhamento e estudo do histórico de compra de seus clientes é possível personalizar o corpo do e-mail e enviar ao consumidor ofertas de produtos pertinentes ao seu perfil, levando-o a loja e incentivando-o a consumir.
Recomendação de produtos
O envio de ofertas relevantes para o cliente não precisa se restringir a e-mails marketing e transacionais. De fato, é possível sugerir produtos ao cliente dentro da própria loja através de ferramentas de recomendação de produtos. Este tipo de ferramenta se baseia no histórico de buscas do cliente e apresenta produtos relacionados aos termos buscados pelo mesmo ou outros itens visualizados por clientes com perfis semelhantes. Se aplicado junto a técnicas de cross-selling e up-selling, ferramentas para recomendação de produtos têm muito a agregar no desempenho do e-commerce.
Integração com redes sociais
O consumidor contemporâneo está cada vez mais conectado as redes sociais e hoje este tipo de mídia se tornou um dos principais canais para desenvolver o relacionamento cliente x empresa e divulgar produtos e serviços. Além de contar com uma larga base de usuários, criar uma página ou perfil em redes sociais como o Facebook ou Twitter representa um pequeno custo para o lojista se comparado ao potencial de ganhos proporcionado por este recurso.
Lista de desejos
Provavelmente você já passou pela situação de, ao navegar em uma loja virtual, encontrar um produto que desejasse, mas não realizar a compra e depois simplesmente esquece-lo ou não encontrá-lo novamente. Ferramentas como lista de desejo servem para contornar estes problemas e permitem que o cliente adicione à mesma produtos que deseja consumir para que os encontre com facilidade no futuro.
A Plataforma E-commerce Betalabs oferece um leque completo de funcionalidades para engajamento de clientes e aumento de visibilidade da sua loja virtual. Para conhecer estas e outras funcionalidades do nosso sistema, veja nossa plataforma e-commerce.
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