Segmentar pode ser a solução para o crescimento do seu e-commerce

Para toda demanda pode existir uma oferta.

É com base nesse conceito que podemos entender como os e-commerces que passaram a trabalhar de maneira mais específica de acordo com os gostos, preferências e estilos de vida dos seus clientes ganharam muito destaque e passaram a crescer bastante dentro do comércio eletrônico brasileiro, refletindo uma tendência atual desse mercado.

Portanto, para os empreendedores que atuam de forma virtual e querem fazer com que o seu e-commerce cresça, focar em um nicho de atuação e segmentar seu público-alvo para atender precisamente a demanda dele pode ser uma alternativa extremamente interessante, e uma das melhores formas de se fazer isso é por meio dos clubes de assinatura.

Os clubes de assinatura se configuram como uma grande oportunidade nesse sentido porque ao comercializar produtos mais específicos, você consegue qualificar os seus clientes e direcionar todos os seus esforços e investimentos de marketing para esse perfil de consumidor, que estarão muito mais inclinados a virarem seu cliente recorrente e isso vai gerar mais renda para o seu negócio.  

Por que investir nessa oportunidade?

Segmentar por nicho, então, é uma alternativa para o pequeno empreendedor conseguir se consolidar nos espaços que a concorrência dele não consegue atender com qualidade e que, batendo de frente com as marcas que já são conhecidas no mercado, ele não conseguiria ganhar esse público. Assim, ele consegue atender essa demanda específica de uma forma que a concorrência não faz.

O nicho de atuação pode ser literalmente qualquer um. Cabe ao empreendedor avaliar o seu produto e encontrar esse vão no mercado para explorar sua ideia da melhor maneira possível. Os clubes de assinatura de maior destaque no país, atualmente, oferecem produtos como vinhos, cervejas artesanais, livros, cosméticos, acessórios para pets, cafés, alimentos saudáveis… enfim, são muitas as opções.

Logo, é preciso delimitar muito bem qual será a sua área de atuação para que você consiga focar bem no seu público-alvo e, nesse quesito, conhecer o seu mercado consumidor é essencial.

Conheça o seu nicho de atuação

O trabalho de um empreendedor bem-sucedido é praticamente ininterrupto no que diz respeito ao conhecimento de mercado. É preciso compreender profundamente quais são os hábitos de compra do seu avatar, quanto ele está disposto a pagar pelo seu produto e quais são as preferências e o estilo de vida dele para que você consiga prever um comportamento padrão do seu cliente e possa estabelecer previsões e metas alcançáveis para o seu negócio.

Tenha uma curadoria extremamente eficiente

Se o diferencial do seu negócio é a segmentação de acordo com o perfil do seu consumidor, o processo de curadoria para que você possa de fato oferecer produtos que correspondam às expectativas dele deve ser bastante criteriosa, uma vez que essa parte do seu negócio é diretamente responsável por fornecer uma experiência totalmente diferenciada para o seu assinante.  

Ainda nesse sentido, tome muito cuidado para que a gestão do clube de assinatura não cometa um dos maiores erros dos negócios que atuam dessa forma: descer o nível do serviço ou a qualidade dos produtos depois de um certo tempo, presumindo que os clientes que já são seus assinantes permanecerão fiéis ao seu negócio, independentemente da qualidade dele.

Oferecer um serviço recorrente significa estar constantemente preocupado em manter e melhorar a qualidade dos produtos fornecidos sempre que possível, e mesmo que por alguma razão isso seja inviável, é fundamental pensar em maneiras alternativas de sempre melhorar a experiência dos usuários, seja no atendimento, nas promoções, descontos, brindes, etc.

A logística deve ser levada a sério

Além de planejar as estratégias que serão usadas no marketing do seu clube de assinaturas e cativar o seu potencial cliente, é preciso que o seu negócio seja capaz de garantir que problemas de logística não vão acontecer e, caso aconteçam, você vai conseguir solucionar rapidamente para que isso não se torne um inconveniente muito grande para o assinante.

Tenha o cuidado de respeitar os prazos estabelecidos pelo seu clube de assinatura e, se você depender de serviços como os Correios, por exemplo, que às vezes são um pouco imprevisíveis, sinalize o consumidor caso haja algum imprevisto para que ele se sinta amparado pela sua empresa.

Além disso, dependendo do seu nicho de atuação, o empacotamento, a embalagem e transporte dos produtos devem ser perfeitos. Caso contrário, isso pode acabar descredibilizando a sua marca porque esses pontos podem interferir negativamente na experiência do seu cliente, o que é um cenário catastrófico para quem trabalha com esse modelo de negócios.

A experiência do cliente é o mais importante

Essas questões precisam ser trabalhadas em conjunto para que o seu clube de assinatura possa fornecer uma experiência diferenciada para o assinante.

Hoje em dia, especialmente por conta do comércio virtual e das redes sociais, a relação entre consumidor e empresa é muito mais fluida e depende de muitas variáveis para acontecer. Os negócios não são mais imediatos e o pós-venda é mais importante do que nunca, sobretudo em clubes de assinatura, onde a relação é recorrente.

Por isso, procure sempre oferecer a melhor experiência possível para o seu assinante porque isso mostra o valor da sua marca para ele, de modo que ele veja no seu e-commerce e no seu clube de assinaturas uma oportunidade única de receber produtos que não só atendem as necessidades dele, como também conseguem surpreendê-lo.

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