Gerenciar uma loja virtual não é uma tarefa fácil e o lojista deve estar atento não apenas para problemas com a gestão de estoque ou pedidos, mas também para alguns pequenos detalhes que, apesar de parecerem ter pouca importância, podem impactar diretamente no desempenho do seu e-commerce. Confira alguns deles!
Usabilidade
O fluxo de compra do cliente deve ser fluido e etapa após etapa ele deve se sentir cada vez mais estimulado por sua compra, não o contrário. A usabilidade de uma loja virtual entra em ação exatamente neste aspecto e inclui detalhes desde a cor e tamanho da fonte utilizada na descrição do produto até mesmo o posicionamento de imagens, textos e botões no layout da página. Lembre-se: uma navegação confortável é essencial para converter vendas no e-commerce.
Atendimento ao cliente
Não é porque a venda foi aprovada e o produto enviado para a transportadora que o lojista deve perder contato com seu cliente. Para garantir a plena satisfação do consumidor e que este retorne a loja no futuro é recomendável que o lojista tome alguns cuidados, como, por exemplo, o envio de e-mails atualizando o status da venda ou estar disponível para o esclarecimento de dúvidas e suporte técnico no pós-venda. Hoje, além de recursos usuais como telefone, SMS e e-mails, o mercado conta com soluções como ferramentas de chat na própria loja e até mesmo redes sociais para auxiliar o lojista neste tipo de tarefa.
Formas de pagamento
Nem todo cliente dispõe de um cartão de crédito ou, mesmo que o faça, ainda pode ter preferência por outras formas de pagamento na hora de comprar online. Oferecer opções como boleto bancário ou débito em conta minimiza a perda de oportunidades de venda e, obviamente, contribui positivamente para o desempenho da loja.
Gestão de banners e vitrine de produtos
Como o ditado popular já nos conta, “uma imagem vale mais do que mil palavras” e no e-commerce isto não é diferente. Contar com uma gestão de vitrine que destaque produtos relevantes para a loja e banners que confiram apelo visual para engajar o consumidor a comprar podem beneficiar (e muito) o desempenho do seu e-commerce.
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