Quando O Desconto Vira Custo

Geralmente os consumidores estão com a cabeça  voltada para pagar os impostos de começo de ano, como IPTU e IPVA. Por isso, o mercado nesse período tende a esfriar. Isso gera certo receio pelos empresários e faz com que lojas de varejo entrem em promoção. E a promoção mais em conta nesse caso é a “queima de estoque”.

A princípio é uma excelente idéia, pois estoque cheio não gera dinheiro no caixa. Mas deve-se ficar atento aos custos diretos e indiretos e suas margens de lucro.

Antes de pensar nos descontos que a empresa pode oferecer, o ideal é conhecer, de forma detalhada, a matriz de custo de seus produtos, buscando separar entre custo de mercadoria, custo diretos com impostos e comissões e o percentual de rateio de todos os outros custos indiretos, como administrativo e financeiro.

A idéia do Blog é passar para o leitor o conceito de se precaver com os riscos que algumas promoções podem ter. Muitas vezes, o empreendedor “perde” o lucro pagando despesas. Tornando assim, certos descontos em maus negócios.

Portanto, saber lidar com esse momento da economia  brasileira e como aplicar essas promoções é fundamental. O gerenciamento, neste caso, tem que estar afiado e sempre atualizado.

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