As plataformas de clubes de assinatura vem ganhando cada vez mais espaço no mercado online e têm muito potencial a ser explorado. Mas, para grande parte do público, esse modelo de negócios ainda é uma novidade e as diferenças entre ele e um e-commerce tradicional não são muito claras.
1. Um dos problemas enfrentados pelas lojas virtuais é conseguir manter um bom volume de receitas todos os meses.
Nos clubes de assinatura, o pagamento recorrente de mensalidades por parte da base de clientes do clube é uma fonte garantida de capital para a empresa mesmo nos meses mais difíceis para o varejo.
2. A fidelização de clientes deve ser um objetivo em comum em ambos os modelos. Entretanto, em um e-commerce tradicional, o foco do empreendedor é fazer com que o cliente volte a comprar em sua loja, enquanto no modelo de assinaturas é fazer com que o assinante continue com a assinatura, apesar dos obstáculos que podem surgir pela frente: problemas na cobrança da recorrência, dificuldades financeiras enfrentados pelo assinante, recebimento de um produto que não agradou, entre outros.
Nessas situações o apoio de uma plataforma de cobrança recorrente é indispensável para ajudar o empreendedor.
3. Diferentemente do e-commerce tradicional, no modelo de assinaturas, o cliente não escolhe exatamente o produto que vai receber. O clube de assinaturas fica responsável pela curadoria e seleção dos produtos, e a satisfação do assinante depende disso. Para tanto, é essencial conhecer o perfil de seu público, quais são seus desejos e suas necessidades.
4. Pelo mesmo motivo do item anterior, clubes de assinaturas têm de oferecer, além de simplesmente vender o produto, uma experiência completa que proporcione benefícios exclusivos para o assinante. Dessa forma, torna-se mais vantajoso para ele manter sua assinatura.
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