Em tempos de crise, falar em investimentos pode parecer uma grande contradição, afinal, diante dessas circunstâncias não é comum se pensar em gastar dinheiro. Entretanto, muitas vezes a estratégia para reduzir custos pode estar justamente em investir.
Quando os gastos são, na verdade, bons investimentos, as possibilidades de recuperar o capital e aumentá-lo são compensatórias. É o caso de um investimento em sistemas de gestão, como o ERP, por exemplo. Este tipo de sistema foca na eficiência de operações e processos ao integrar a informação de múltiplos setores da empresa em uma mesma plataforma, trazendo resultados satisfatórios para o seu negócio.
No caso das pequenas e médias empresas (PMEs), esse sistema de gestão é fundamental para o sucesso do negócio. Veja a seguir os principais benefícios que sua empresa pode ter ao adotar uma solução ERP:
Gestão unificada
Sistemas ERP padronizam e integram diferentes departamentos, e em alguns casos até mesmo diferentes filiais, permitindo que o gestor visualize os resultados consolidados e individuais para uma gestão unificada.
Integração de informações financeiras
O gestor pode acompanhar o desempenho geral da empresa, visualizando quanto o negócio contribuiu para as receitas e o quanto consumiu dos recursos da empresa por tipo de conta.
Controle dos pedidos de clientes
Por centralizar as informações em um único sistema, é possível manter o controle dos pedidos de clientes com mais segurança e imprimir maior agilidade na coordenação de estoque, produção e transporte, além de obter um histórico de cada cliente.
Padronização e aceleração de processos
Sistemas ERP possuem métodos padronizados baseados em boas práticas de negócio. Padronizar os processos e utilizar um único sistema integrado economiza tempo, aumenta a produtividade e elimina controles manuais e ineficazes.
Redução de erros
Sistemas ERP facilitam a visibilidade do fluxo de processos dentro da empresa e mantém o histórico de suas ocorrências. Tais informações ajudam os usuários a identificar as ações a serem tomadas, assim como a planejar melhor os recursos necessários para seu cumprimento. Um exemplo é o planejamento de compras para manutenção de quantidades mínimas em estoque, utilizando como referência o histórico de demandas por período e sazonalidades. Este tipo de avaliação ajuda a reduzir erros que causem prejuízos ou estagnação de capital devido a compras mal planejadas.
Além dos detalhados acima, o ERP pode proporcionar ainda outros benefícios, como automatização de processos e controles manuais; controle sobre as operações da empresa; redução de custos e riscos; otimização do fluxo da informação; precisão e segurança nas informações, disponíveis em tempo real; redução de fraudes; e eliminação de retrabalho.
No mundo empresarial de hoje, a inovação não está apenas nos produtos ou serviços que…
De acordo com uma reportagem publicada pelo Diário do Comércio, o mercado de clubes de…
Como montar um clube do livro (passo a passo completo) Guia prático para lançar um…
Empresas que trabalham com receita recorrente — SaaS, clubes de assinatura, academias, coworkings — sabem…
No mercado atual, conquistar clientes é importante, mas mantê-los por mais tempo é o verdadeiro…
Como vender de forma recorrente: guia completo (passo a passo + ferramentas) Construa receita previsível,…