Porque pequenas e médias empresas (PMEs) devem investir em e-commerce

A realidade do comércio eletrônico mudou drasticamente nos últimos anos, não apenas no Brasil, como internacionalmente. O que antes era pautado apenas por grandes varejistas que cobriam e comercializavam um leque diversificado de produtos, hoje conta com a presença massiva de pequenas e médias empresas que, em sua maioria, se especializaram no comércio de produtos e serviços para nichos específicos do mercado.

Esse aumento da presença de PMEs no setor se deve principalmente a dois fatores: a relação favorável entre custos e benefícios de desenvolver uma loja virtual e a facilidade de acesso à tecnologia.

Imagine, por exemplo, que um empreendedor decida abrir uma loja física em um movimentado shopping da cidade de São Paulo. Além de ter de lidar com custos para instalação e manutenção da própria loja, o lojista deve arcar com preços exorbitantes para locação do espaço e conta com uma baixa visibilidade para sua marca e/ou produtos limitada ao volume de pessoas que frequentam o estabelecimento. Para contornar este problema, aumentar a exposição do negócio e a demanda de pedidos o empreendedor precisa investir em campanhas para divulgação e instalar novas unidades do negócio em outras regiões, municípios ou estados, o que agrega ainda mais custos para a empresa.

No caso de uma loja virtual, contudo, este mesmo empreendedor encontra uma oportunidade para conquistar novos mercados a um menor custo: além de dispensar custos de locação de espaço ou despesas com um ponto de venda, a loja pode atender diferentes estados ou até mesmo países, sendo limitada somente pelo gerenciamento de frete do negócio, além de ampliar o horizonte de visibilidade dos produtos ou marca para, literalmente, o mundo todo à custa de um menor investimento com marketing.

Quanto ao segundo motivo, acesso a tecnologia, hoje o mercado conta com soluções cada vez mais completas para lojas virtuais, com funcionalidades específicas e flexíveis para diferentes modelos de negócio. Este é o caso, por exemplo, da plataforma e-commerce Betalabs, que é desenvolvida sob medida, oferece suporte para negócios com diferentes graus de complexidade (como varejo, atacado, serviços ou clubes de assinatura) e conta com ferramentas para gestão eficiente de aspectos cruciais para o bom andamento das operações da empresa, como gerenciamento de finanças, estoque, pedidos, frete, fornecedores e documentação fiscal.

Conheça nossa plataforma e-commerce.

Posts Recentes

Receita recorrente: o que muda quando sua empresa para de depender só de campanhas

Durante anos, o crescimento de muitos negócios foi guiado por campanhas. Lança, vende, encerra, recomeça.…

1 dia atrás

O primeiro mês define o resto do ano

O início de um ano é mais do que um mês no calendário. Ele funciona…

1 mês atrás

Ano novo não muda nada se os processos não mudarem

A virada do ano costuma trazer uma sensação coletiva de recomeço. As pessoas renovam agendas,…

1 mês atrás

Crescimento sem retenção é apenas aparência

Em muitos negócios, o crescimento é medido pelo volume de vendas, pelo faturamento bruto ou…

2 meses atrás

O que vai mudar no seu negócio em 2026 se você investir em recorrência agora?

Empresas que alcançam crescimento sustentável têm algo em comum: elas constroem seu futuro antes que…

2 meses atrás

Fim da Alumy: qual a melhor plataforma para migrar seu clube de assinaturas agora

Fim da Alumy: Betalabs é a melhor alternativa para seu clube de assinaturas A plataforma…

3 meses atrás