Por que vale a pena anunciar no Instagram?

Você provavelmente já deve ter escutado aquela velha frase: “uma imagem vale mais do que mil palavras”, certo? Pois bem, essa história continua muito válida por conta de uma rede social que já vem fazendo parte da nossa vida e dos nossos hábitos: o Instagram.

A plataforma se tornou um fenômeno mundial que, hoje em dia, vai muito além do compartilhamento de stories, fotos e vídeos no feed, e muitas empresas estão vendo nela a oportunidade de alcançar ainda mais usuários na internet: estão começando a anunciar no Instagram.

O Instagram ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários ativos no mundo em 2018, e de acordo com uma pesquisa da Opinion Box, realizada em maio de 2018, 50% dos usuários da rede já compraram algum produto ou contrataram algum serviço que conheceram lá.

No Brasil, o número de usuários que conferem a rede várias vezes ao dia chega a 63% e 83% dos entrevistados pelo estudo seguem alguma empresa ou marca no Instagram, ou seja, podemos perceber um crescimento expressivo dessa rede social no Brasil.

E assim, o envolvimento a cada dia mais crescente das marcas e empresas dentro da plataforma, que tem o engajamento como a sua principal vantagem.

De fato, só esses dados já são motivos suficientes para a sua marca estar presente também no Instagram e anunciar. Se comparado ao Facebook, o Instagram permite uma interação muito mais rápida para entre empresa e usuário.

Enquanto isso, o Facebook é mais focado em interações mais profundas. Por isso, as imagens são extremamente importantes para o usuário do Instagram, uma vez que essa interação acontece de maneira imediata.

E quanto custa anunciar no Instagram?

Anunciar no Instagram depende muito do orçamento que você possui para alocar em cada campanha. Nesse momento, você deve escolher entre um valor diário ou um valor geral para ser distribuído durante toda a campanha.

Inclusive, o próprio Instagram delimita um orçamento máximo por semana para o segundo caso, então é bem fácil de configurar a parte do orçamento na ferramenta.

Esses anúncios podem ser feitos pelo próprio aplicativo do Instagram ou pelo Gerenciador de Negócios do Facebook.

Certamente,  uma ferramenta mais completa e que oferece recursos avançados para a criação e configuração de campanhas tanto no Instagram quanto no Facebook.

Como utilizar esse Gerenciador de Negócios?

Se você ainda não tiver uma conta lá, será necessário acessar o Gerenciador de Negócios e criar uma.

Em seguida, você precisará associá-la a sua Fanpage (no Facebook), nas configurações básicas da ferramenta para então configurá-la a sua conta do Instagram para criar anúncios e campanhas na plataforma.

Hora de definir qual o objetivo da sua campanha

Você pode criar anúncios objetivos relacionados a melhora do alcance, visualizações, envolvimento, conversões tráfego, entre outros. Logo, para que a campanha tenha um bom desempenho, é preciso traçar as suas estratégias de marketing para que ela te ajude a alcançar as metas estipuladas para a sua empresa crescer.

Segmentar bem o público-alvo da sua campanha

De fato, é essencial que você conheça o seu perfil de consumidor e saiba quais os melhores tipos de campanha para cada público para que, ao criar o seu anúncio, ele apareça para a pessoa certa, que realmente possui interesse no que está sendo exibido.

Se você tem uma loja de acessórios feminino, por mais que um homem possa vir a comprar o seu produto, é mais interessante segmentar o anúncio para mulheres.

O mesmo vale para faixa etária, localização e até mesmo para preferências e interesses individuais, então não vale a pena pagar pelo clique de um público interessado em acessórios para animais de estimação, por exemplo.

Definição de orçamento

Depois de segmentar o seu público, você precisará definir o orçamento para aquela campanha e o período de duração dela.

Portanto, esses anúncios podem ser direcionados para ações como visitas ao perfil, visitas ao site, enviar uma mensagem, entre outras “call to actions” que você pode escolher, de acordo com o seu objetivo.

Certamente, vale muito a pena prestar atenção nesse detalhe porque quanto mais simples e objetivo for o processo de compra para o consumidor, melhor.

Presença em múltiplas plataformas

Nessa hora, ter um site além do perfil na rede social pode te ajudar bastante, pois o Instagram pode funcionar como um intermediário na captação do cliente para o seu e-commerce, então não esqueça de investir nisso também!

Estar em múltiplas plataformas é fundamental para que você consiga alcançar o usuário em todos os lugares que ele possa estar na internet.

Então, procure pensar em ações conjuntas entre Instagram e o seu site para que você consiga ganhar tráfego orgânico também por meio dessa plataforma de mídia social.

Não se esqueça de acompanhar seus relatórios para ver quais são as campanhas e públicos que performaram melhor e trouxeram mais resultados para o seu negócio.

Criar anúncios no Instagram não é uma tarefa muito complicada e estar presente na plataforma atualmente é um fator preponderante para o crescimento da sua empresa no universo digital, então invista nisso sem medo!

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