Em novembro de 2022, a gigante da moda Shein inaugurou a sua primeira pop-up store no Brasil, chamando a atenção dos seus consumidores fiéis. Se trata de uma loja física temporária no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo. A loja conta com diversos espaços instagramáveis e mais de 10 mil peças disponíveis, e espera-se que 90% do estoque seja vendido.
Você sabia que o seu e-commerce também pode se beneficiar de uma pop-up store? Nesse artigo, te explicamos um pouco mais sobre isso!
As pop-up stores surgiram como uma estratégia de Branding para lojas digitais, que sentem cada vez mais a necessidade de se tornanrem omnichannel, ou seja, sincronizar a experiência física e online do consumidor.
Essa nova tendência do mercado se trata de criar um pequeno espaço físico em um lugar movimentado, que vai ficar apenas por um curto ou médio período de tempo. Assim, pessoas que já são consumidores da marca (também chamados de brand lovers) podem ter a experiência de comprar em uma loja física da marca, e pessoas que não consomem ou não conhecem a empresa podem passar a consumir mais.
“O objetivo das pop-ups é gerar experimentação tanto de consumidores que já são nossos brand lovers, quanto daqueles que ainda não são, e trazer a experiência que podem ter em nossos canais digitais para o offline. Estamos testando como encontramos nossos consumidores também no offline e esperamos que eles se sintam mais próximos e entendam o que é a marca”, contou Felipe Feistler, general manager da Shein no Brasil, para o Mercado & Consumo.
Aposto que você já viu esse conceito por aí! Se lembra das inúmeras lojas de páscoa, recheadas com chocolates, que surgem em torno de abril e depois só aparecem no ano seguinte? Ou até mesmo barraquinhas de festa junina, loja de enfeites de natal? Essas são as pop-up stores! Pode ser uma opção interessante que talvez tenha passado despercebida para aumentar as vendas e atrair compradores em épocas sazonais.
Apesar da Shein ter começado a investir nesse tipo de negócio em 2022, essa já é a realidade de outros grandes players do mercado há alguns anos, como é o caso da Adidas, Tesla e da Coca-Cola Clothing.
Porém, se o você possui um negócio de pequeno ou médio porte, essa também pode ser uma estratégia aplicável à sua realidade. Você pode aproveitar, por exemplo, o lançamento de produtos e coleções novas, e períodos sazonais para criar esses espaços físicos.
Pequenos e médios empreendedores podem trabalhar com quiosques em shoppings ou em locais de grande fluxo. Se você é dono de um e-commerce, é uma oportunidade para aproximar sua marca dos consumidores e engajar novos clientes que nunca viram sua marca na internet, já que quem faz compras de última hora tende a procurar lojas físicas. Além disso é uma forma de fidelizar mais clientes após o prazo da sua loja, que geralmente tendem a durar de 1 dia a 3 meses, mas há casos onde as pop-up stores chegam a permanecer ativas por aproximadamente 1 ano. Ou seja, é uma excelente oportunidade para promover novos lançamentos, testar mercados, trabalhar o branding e queimar estoques, além de trabalhar muito bem a sazonalidade dos produtos.
Um ponto de atenção, é que é extremamente necessário que você utilize um software de gestão omnichannel, para controlar o fluxo da sua loja física e da internet na mesma plataforma de maneira síncrona.
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