Plataforma Ecommerce: guia definitivo para você escolher a sua

Motivadas pelo crescimento de 73,88% do e-commerce em 2020 (segundo índice MCC-ENET), muitas empresas buscam uma plataforma ecommerce mais robusta e que atenda às necessidades de consumo dos clientes.

Ao mesmo tempo, uma plataforma de e-commerce deve ser eficiente para as marcas. Ou seja: deve apresentar funcionalidades que se expandem conforme o crescimento dos negócios. 

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Em razão disso e por conta de tantas opções de plataformas disponíveis no mercado, é comum que os empreendedores precisem de uma ajuda extra na hora de selecionar a plataforma de cobrança recorrente e e-commerce ideal. 

Então, continue lendo este artigo da Betalabs! Pois elegemos um passo a passo que vai te ajudar a escolher a plataforma de e-commerce perfeita para seu modelo de negócio.

O que é uma plataforma de ecommerce?

Uma plataforma de e-commerce, ou comércio eletrônico, é um aplicativo de software  com vários recursos e ferramentas. Logo, é uma plataforma que permite às empresas criem e gerenciarem suas lojas online, com todas as operações que isso envolve: marketing, vendas, estoque, etc. 

 

Plataformas como a Betalabs, por exemplo, oferecem funcionalidades automatizadas e eficientes e, ao mesmo tempo, integram ferramentas comuns de negócios. Assim, as empresas podem:

  • Controlar o estoque;
  • Realizar pedidos de vendas;
  • Gerenciar o fluxo de caixa;
  • Emitir nota fiscal e outros documentos;
  • Avaliar vendas por períodos e obter mais informações para tomadas de decisão;
  • Realizar ações de marketing digital (Google Ads, SEO, Facebook, Intagram etc)

Por que usar uma plataforma para loja online?

Esteja você abrindo ou expandindo uma loja online, entenda que a plataforma para vendas online escolhida, tem um grande impacto na lucratividade e na estabilidade do seu negócio.  

A função de uma plataforma é ter as funcionalidades necessárias para você expandir seu negócio online (ter funcionalidade para ações de marketing digital) e também que ela tenha funções para gestão das vendas, automação e consolide as vendas de todos os canais em um só local.

Hoje existem diversas soluções para que você possa comercializar seus serviços ou produtos online. Para saber qual a melhor solução para o seu negócio é preciso levar em conta quais funcionalidades você precisa.

Além disso, é importante buscar uma plataforma que não cobre percentual de vendas em cima do seu produto, dessa forma é possível criar um plano de ação escalável para sua loja visando o crescimento e os aumentos das vendas.

Qual a vantagem de apostar na plataforma de comércio eletrônico?

Primeiramente, você não precisa se preocupar com a estrutura do site, ela já está pronta para uso imediato. Ou seja, pode cadastrar seus produtos, precificá-los e gerar códigos para cada um deles. 

A partir disso, já terá à disposição um módulo de controle de estoque eficiente, seguro e preciso para administrar seu negócio sem falhas. Além disso:

  • A manutenção da plataforma fica por conta do provedor de serviços, assim você foca apenas no crescimento do seu negócio;
  • O software recebe atualizações com novos recursos para promover melhorias de gestão e vendas em sua loja;
  • A plataforma pode armazenar informações e dados na nuvem, uma tecnologia que oferece praticidade e agilidade no acesso a dados importantes.

Aspectos fundamentais no momento de escolher uma solução e-commerce

1- API aberta para integrações e customização de layout

As plataformas de comércio eletrônico de código aberto são soluções nas quais você pode modificar todos os aspectos do códigoIsso é importante, principalmente, quando é necessário modificar o layout do site, adaptando-o à identidade visual da sua marca.

Essa vantagem garante, portanto, a possibilidade de criação de um site totalmente personalizado em termos de layout. Com isso, sua loja online fica com a “cara” do seu negócio, podendo mostrar vários banners rotativos com ofertas de produtos. 

2- Controle integrado com ERP e aplicações

Uma plataforma de cobrança recorrente realmente efetiva deve permitir o controle integrado com aplicações importantes como:

  • Google Analytics: ferramenta do Google que mostra as visitas e a audiência de um site ou loja online;
  • Integração com canais de venda: se você pensa em vender também por meio de marketplaces, prefira um software que garanta a integração de dados. Isso certamente facilita seu controle de vendas e estoque, uma vez que todas as vendas são consolidadas em um único sistema;
  • Google Shopping: o Google Shopping é uma vitrine para exposição dos produtos das lojas cadastradas. Com a integração, todos os produtos que você tem em seu site vão aparecer no Shopping do Google;
  • Interação com chats: os chats são aplicativos de troca de mensagens que facilitam seu contato com o cliente, tornando o atendimento online mais rápido;
  • Integração com ERP – o ERP é um sistema de gestão que facilita e torna mais rápida a emissão de etiquetas, notas fiscais, entre outras funções.

3- Venda de produtos avulsos ou combo de produtos em clubes de assinatura

Além da opção de venda de produtos avulsos na loja virtual, uma grande tendência de consumo que cresce entre os brasileiros são os clubes de assinatura

Funciona assim: nesse modelo de negócio, os clientes pagam um valor (semanal, quinzenal, mensal, etc) para obter produtos exclusivos e escolhidos com curadoria especial.

Os pagamentos são feitos de modo recorrente, garantindo lucros todo mês e a estabilidade do fluxo de caixa do seu negócio online. 

Mas, de modo que seja possível desfrutar do modelo de vendas recorrentes, é essencial que a plataforma de comércio eletrônica selecionada permita a migração do e-commerce para o clube de assinaturas. Essa é uma das vantagens da Betalabs!

4- Servidor em nuvem AWS

Uma plataforma utiliza o servidor em nuvem para armazenamento de todos os dados e aplicações.

No caso da Betalabs, utilizamos a Amazon Web Services (AWS)Com isso, nossos clientes não precisam instalar softwares ou investir em hardware, além de contarem com toda a segurança proporcionada pela AWS. 

Afinal, qual plataforma devo escolher?

Criamos um questionário com as principais questões que você precisa levar em consideração ao escolher a sua plataforma de vendas:

  • Existe cobrança por percentual de vendas?
  • Eu posso personalizar o layout minha loja para atender melhor meu cliente?
  • Existe um sistema de gestão nativo que eu possa usar para emissão de nota fiscal, etiquetas, e etc?
  • A plataforma permite otimizações para melhorar minhas vendas com SEO e links patrocinados?
  • A plataforma possui funcionalidades e integração para a parte logística?
  • A plataforma possui integração com marketplaces?
  • A plataforma permite cobrança recorrente?
  • A plataforma possui automação de rotinas e processos?
  • Posso vender produto personalizado?
  • Posso ter um clube de assinatura dentro da minha loja?

Se você quer uma solução que supra todas suas demandas, escolha a Betalabs!

Diante de todos os pontos relevantes que citamos acima na hora de escolher a plataforma ideal, queremos te apresentar a Betalabs, uma das melhores soluções para e-commerce do mercado visando atender o negócio de ponta a ponta. 

Além de todas as vantagens já mencionadas, a Betalabs não cobra percentual de vendas, e ainda oferece um processamento veloz, garantindo a alta velocidade de carregamento do site.

Outro aspecto crucial é a estabilidade da estrutura da nossa plataforma, a segurança nos sistemas de pagamento e a escalabilidade:

  • Gateways de pagamento seguros: isso aumenta a confiança dos seus clientes ao realizar compras sem riscos de fraudes!
  • Escalabilidade: conforme sua loja online cresce, a plataforma cresce junto com ela, evitando problemas de acesso, tão comuns a outras plataformas.

E, aí? Gostou da Betalabs? Entre em contato com a nossa equipe de gerentes e peça a demonstração sem compromisso! 

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