Categorias: Clube de assinatura

Os desafios enfrentados pelos clubes de assinatura

Os clubes de assinatura têm mostrado um enorme crescimento dentro da nossa economia. Nos últimos 4 anos, o número de empresas que trabalham com esse serviço quadruplicou e esse mercado movimenta 1 bilhão de reais por ano, só aqui no Brasil.

Apesar de parecer uma novidade, esse modelo de negócios é bem parecido com aquele sistema antigo de assinatura de revistas e jornais, mas o diferencial está nos produtos que os clubes de assinatura oferecem atualmente. Os livros lideram, mas é possível encontrar artigos como vinhos, cervejas, produtos de beleza e de higiene pessoal, comida saudável, itens de decoração, entre outros.

Esses clubes de assinatura funcionam de uma maneira bem simples: são lugares onde os clientes pagam um valor mensal para receberem regularmente determinados produtos. Não parece ser nada demais, mas o ponto crucial dos clubes de assinatura para a empresa é que eles acabam garantindo uma base de clientes recorrentes, ou seja, uma receita recorrente.

Como manter isso?

É preciso ter bastante criatividade para fazer com que esses clientes continuem sendo assinantes do seu negócio e esse é um dos principais desafios que os clubes de assinatura enfrentam para continuar crescendo e aumentando o número de clientes.

É preciso trabalhar de uma forma que seja possível fidelizar essas pessoas para que elas vejam valor naquilo que você entrega em troca dessa assinatura (mensal, trimestral, semestral ou anual) e assim não abandonem o clube e, consequentemente, não comprometam a recorrência mensal do seu negócio.

Uma das formas de mostrar aos seus assinantes que há benefícios reais em fazer parte do seu clube de assinatura é abrir a sua loja virtual para que qualquer pessoa possa comprar, mas apenas os associados ao clube de assinaturas vão ter preços diferenciados e promoções exclusivas, o que vai despertar um interesse nas pessoas em fazer parte do seu clube ou continuar permanecendo como assinantes dele.

Além da questão da recorrência, é preciso ter um controle extremamente rígido dos pagamentos dos assinantes para que você possa monitorar a quantidade de inadimplentes e resolver essa situação, ter uma logística bem estruturada, um planejamento de estoque meticuloso, custos bem estabelecidos para a operação do seu site e um investimento baixo para conseguir novos assinantes para o seu clube de assinatura.

Todos esses fatores acabam sendo desafios a serem superados porque quem decide seguir esse caminho e, se não forem bem administrados, podem ser predominantes para o desequilíbrio do seu negócio. Porém, se o empreendedor tiver o cuidado de pensar nas melhores estratégias para o seu clube de assinatura, ele tem tudo para dar certo porque esse mercado continua sendo extremamente promissor.

Posts Recentes

Como Construir um Programa de Fidelidade Eficiente para Assinaturas

No universo dos negócios baseados em assinaturas, a fidelização de clientes é uma peça-chave para…

11 horas atrás

O Que é uma Plataforma de Vendas Online e Como Escolher a Melhor para Seu Negócio

Com a crescente demanda pelo mercado digital, é essencial que as empresas escolham a melhor…

3 dias atrás

Como os Modelos de Assinatura Estão Revolucionando os Negócios B2B

Os modelos de assinatura têm sido um grande sucesso no B2C, mas o que muitos…

1 semana atrás

Como Criar um Clube de Benefícios: Guia Completo para Estruturar, Gerir e Lucrar com Seu Clube

Os clubes de benefícios se tornaram uma tendência crescente nos últimos anos, conquistando clientes por…

1 semana atrás

Iniciando sua Jornada na Venda Recorrente

Um Guia para Novos Empreendedores Começar a jornada na venda recorrente pode parecer desafiador, mas…

3 semanas atrás

IA pode impulsionar as vendas recorrentes?

A inteligência artificial (IA) está se tornando um aliado indispensável para empreendedores que buscam impulsionar…

1 mês atrás