Ofereça cupons de desconto em seu e-commerce de forma inteligente

Os cupons de desconto são uma prática bastante comum no exterior, principalmente nos EUA, e têm se popularizado cada vez mais aqui no Brasil.

O cupom é uma forma de oferecer ao consumidor a oportunidade de adquirir produtos ou serviços por um preço abaixo do normal. E quando o consumidor sente que está diante de uma vantagem real ou de uma chance de economizar dinheiro, a conversão é quase certa.

Mesmo que, muitas vezes, ele esteja comprando algo de que não precisa!

Oferecer cupons de desconto pode trazer à sua loja uma série de benefícios, mas é preciso ter planejamento. Se utilizados da maneira errada, eles podem acabar sendo um tiro no pé.

Confira algumas dicas que a Betalabs preparou para te ajudar a utilizar os cupons de maneira inteligente e vender mais!

Identifique a necessidade de cada produto

Alguns produtos são capazes de se vender sozinhos, outros precisam daquele empurrãozinho. No segundo caso, os cupons são uma ótima solução. Já no primeiro, conceder um desconto pode mais atrapalhar o faturamento do que ajudar.

Portanto, é essencial conhecer bem o histórico dos produtos que a sua loja oferece e a lucratividade deles, antes de qualquer coisa. Essa análise irá melhorar a sua estratégia na utilização de cupons, pois você saberá quais produtos merecem desconto, quais não precisam, qual a porcentagem que poderá ser concedida, etc.

Ofereça descontos por categoria de produtos

Cada produto possui seu custo e margem de lucro. Oferecer cupons que valem para todos os produtos de todas as categorias da loja sem que haja um planejamento antes não é inteligente e não compensa.

Ao fazer isso, você pode acabar concedendo um desconto que traz resultados muito bons para um produto, mas ao mesmo tempo traz prejuízo para outro, por exemplo. O ideal é agrupar os produtos em categorias e elaborar diferentes cupons para cada uma delas, evitando que produtos tenham sua margem afetada.

Evite e recupere carrinhos abandonados

Muitos visitantes de lojas virtuais adicionam produtos que os interessam ao carrinho, mas, por algum motivo, acabam por não finalizar a compra. O cupom de desconto pode ser uma ótima maneira de evitar tal abandono, ou até mesmo recuperar um carrinho previamente abandonado.

Utilizando uma ferramenta para recuperação de carrinho,  envie e-mails personalizados para os clientes oferecendo um desconto na finalização daquela compra e veja suas conversões aumentarem!

Aumente seu ticket médio

Cupons de desconto servem também para aumentar o ticket de compra em sua loja. Por exemplo: se o seu ticket médio for R$ 100, você pode oferecer um desconto de 10% nas compras acima de R$ 150. Dessa forma, o consumidor é estimulado a levar algum outro produto para poder usufruir do desconto.

Fortaleça os vínculos com seus clientes

Além de ser mais fácil vender para um cliente que já comprou em sua loja do que conquistar novos consumidores, oferecer descontos para sua base de clientes é também uma maneira de reforçar o vínculo entre eles e a sua marca, para oferecer a eles as melhores condições e, consequentemente, fidelizá-los.

Invista nos cupons sazonais e por tempo limitado

Pesquisas mostram que algumas épocas do ano são excelentes para o comércio online, como o Natal, a Black Friday, etc. Em contrapartida, datas como o começo do ano, feriados e finais de semana são consideradas ruins.

Trace uma estratégia e aproveite ambos os contextos para oferecer cupons e estimular o cliente a consumir na sua loja. Você pode, por exemplo, conceder cupons válidos apenas para determinado final de semana, a fim de aumentar as vendas nos dias em que os resultados não costumam ser tão bons.

Usufrua dos benefícios da divulgação

Não adianta elaborar cupons de desconto se ninguém tomar conhecimento deles. Divulgue essas ações em redes sociais, anúncios e banners em sites e blogs, e-mail marketing, entre outros, para que seu público-alvo possa participar dessa promoção.

Além disso, descontos atraem consumidores. Quando alguém encontra um cupom realmente atrativo e vantajoso, a tendência é compartilhar com os amigos, e o cupom ganha chances de viralizar.

Ao mesmo tempo que isso é ótimo para suas vendas, pode se tornar um problema se a demanda for maior que a oferta. Portanto, tenha controle do seu estoque para evitar a falta de produtos.

Aproveite para liquidar produtos com maior dificuldade de venda

Em toda loja virtual há aqueles produtos que são menos vendidos. Você pode utilizar os cupons de desconto para liquidar esses produtos e fazer um giro de estoque.

A plataforma Betalabs oferece suporte para cupons de desconto. Nestes casos, ao trabalhar com cupons, é gerado e emitido um código para o cliente que lhe garante descontos no valor da compra, sendo possível definir propriedades como limite de uso (número de utilizações limitado ou não). Bem como prazos para o uso ou categorias de produtos para as quais o cupom é válido.

Este tipo de desconto depende de uma interação do cliente (informar o número do cupom), mas, assim como promoções, também pode ser classificados em três tipos: desconto em porcentagem, desconto em valor fixo ou frete grátis.

Entre em contato com a Betalabs e saiba como podemos alavancar sua loja virtual!

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