Já imaginou pagar pela aquisição de um produto e continuar recebendo-o de forma periódica? No ponto de vista das empresas, é muito vantajoso adotar um modelo de vendas que priorize a fidelização dos clientes e ajude na previsão do faturamento. Sendo assim, você sabe o que é venda recorrente?
Para você compreender o que significa compra recorrente, vamos abordar os principais pontos desse modelo de negócio e os principais motivos para investir nesse fenômeno do mercado digital.
Primeiro, como funciona a venda recorrente? Nela, os clientes pagam um valor recorrente para as empresas e, em troca, recebem produtos ou serviços com periodicidade semanal, quinzenal, mensal ou até trimestral.
Assim, o cliente realiza a compra de produtos no site apenas uma vez e adere à assinatura para continuar recebendo o pacote de produtos ou serviços. É uma prática diferente da venda parcelada, em que o número de parcelas a pagar está associado a apenas um único produto.
A vantagem da compra por recorrência é adquirir um produto uma vez e continuar recebendo-o nos próximos meses. Empresas de todos os tamanhos e tipos têm se interessado em plataformas de pagamento recorrentes, pois é o caminho para construir um negócio sólido, previsível e lucrativo.
Um exemplo de serviço por assinatura muito comum e utilizado no cotidiano dos brasileiros é o serviço de streamings, como Netflix e Spotify, e os pacotes de dados das operadoras telefônicas. Atualmente, os mais variados tipos de serviços e produtos podem ser vendidos por recorrência.
Uma vez que tenha uma boa base de clientes que assinam seus planos mensais, você saberá o lucro mínimo de todo mês. Isso permite planejar seus investimentos em marketing, gestão, produção, entre outras áreas da empresa.
Outra vantagem da venda recorrente está na fidelização dos clientes. Uma das partes mais difíceis da conversão de leads está em convencê-los de que seu produto é ideal para eles.
Depois, surge outra dificuldade: continuar convencendo-os disso, para eles voltarem a comprar na sua loja. Com o clube de assinaturas, isso não é uma preocupação: como se juntou ao seu clube, o cliente está interessado em continuar comprando.
Não se engane pensando que você só terá trabalho na hora de fechar os contratos. Manter um bom relacionamento com os clientes e oferecer a possibilidade de venda recorrente com cartão de crédito pode tornar a experiência de compra ainda mais satisfatória.
Entender o que é venda recorrente e aderir a esse modelo de vendas é o caminho para o desenvolvimento de um e-commerce. Com o crescimento desse mercado, que vem apresentando uma forte tendência, esse segmento ainda pode ser muito explorado, por isso ingressar nele é uma forma de ficar à frente dos concorrentes.
Sabemos que o mercado recompensa empresas inovadoras e disruptivas. Independentemente do nicho do empreendimento, milhares de negócios contam com a venda recorrente para crescer cada vez mais.
Com isso em mente, aqui na Betalabs, atendemos os mais diversos nichos: clubes de assinatura de carne, ovos, livros, aulas de dança do ventre, e-books e muito mais.
Além de compreender o que é venda recorrente, é importante saber que há como fazer venda recorrente de várias formas. Entretanto, elas dependem de três fatores: o produto negociado, o perfil do público-alvo e o objetivo do seu negócio. Então, quais são esses modelos e como escolher o ideal para sua empresa?
Nessa modalidade, o cliente monta um carrinho na sua loja online e o torna recorrente, ou seja, passa a receber aqueles mesmos itens selecionados com a periodicidade desejada (semanalmente, quinzenalmente, etc.).
Essa modalidade é a mais fácil de implantar, pois diz respeito a apenas uma alteração nas configurações do checkout do carrinho. Ela é ideal para produtos comprados por conveniência, que são consumidos corriqueiramente e não podem faltar em casa.
Os boxes que entregam produtos focados na experiência do cliente são um modelo em crescimento exponencial no Brasil. Eles são produtos especiais, pensados em trazer entretenimento e qualidade diferenciados.
Os clubes de assinatura de vinhos são um excelente exemplo, pois, normalmente, um sommelier escolhe um vinho diferenciado que é entregue aos assinantes em uma embalagem bonita com uma cartilha que explica a origem do produto, o que agrega à experiência de consumo.
Esse segmento cresceu muito durante a pandemia, pois as pessoas passaram a ficar mais em casa, gastar menos dinheiro com viagens e passeios, e encontraram o benefício de receber boxes em casa que trazem diversão e distração.
Nesse tipo de clube, um dos mais clássicos, os assinantes recebem benefícios. Existem diversos tipos oferecidos, como cupons de descontos para produtos da loja, descontos para eventos, atendimento personalizado e muito mais!
Essa modalidade é ideal para empresas que já possuem uma comunidade fiel e querem aumentar essa fidelidade dos clientes e a rentabilidade do negócio também.
Aluguéis são uma modalidade de compra e venda já antiga e conhecida no mundo todo, é claro. Porém, agora, estão se tornando cada vez mais comuns os aluguéis recorrentes.
Essa prática é ideal para empresas de produtos efêmeros, como roupas de bebês, que normalmente são utilizadas por um curto período e depois são descartadas. Então, por que não alugar esse tipo de produto?
Esse tipo de clube vende conteúdos digitais com recorrência, como ebooks, cursos, pesquisas, planilhas, entre outros produtos. Essa modalidade também cresceu muito durante a pandemia, quando as pessoas passaram a procurar capacitações online e investir no aprendizado.
Saber o que é venda recorrente e implementá-la em seu negócio é uma forma de oferecer mais possibilidades para sua audiência. O serviço de clube de assinatura da Betalabs possui diferenciais completos para auxiliar seu negócio na competitividade do mercado. Conheça os benefícios e fale com nossos especialistas.
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