Você já dever ter ouvido comentar que no Brasil é complicado para o Empreendedor, que o acesso a recursos é muito limitado e as taxas cobradas pelos bancos são extorsivas.
De certa forma, quem passa por esse processo de busca de dinheiro realmente vai encontrar um cenário nada convidativo se a única alternativa considerada for bater à porta de bancos comerciais. Mas será que esse é um fenômeno brasileiro?
Longe de ser uma característica do sistema de crédito brasileiro, isso ocorre na maioria dos países, mesmo nos mais desenvolvidos. O fato é que o empreendedor precisa entender que qualquer negócio em fase embrionária ou de planejamento sempre vai representar um alto risco para quem empresta recursos financeiros. Mesmo negócios já estruturados que buscam dinheiro em bancos comerciais enfrentarão grandes desafios.
É a lógica do risco versus recompensa. O empreendedor imagina, erroneamente, que os bancos são os principais parceiros iniciais para começar um negócio.
Mas os bancos analisam o negócio na fase inicial com uma aposta muito arriscada e, assim, cobram caro pelo recurso, quando emprestam, pois na maioria dos casos solicitam uma garantia real do empreendedor em caso de não pagamento do empréstimo. O que muda em relação aos outros países está no fato de que certas economias mais estáveis praticam taxas de juros menores e permitem que os bancos cobrem menos juros dos emprestadores de dinheiro: os empreendedores.
Mas não muda muito, pois o negócio em fase inicial em qualquer lugar do mundo terá riscos e, dessa forma, será menos convidativo para receber empréstimos vantajosos.
O que você deve fazer? Deve analisar todos os riscos do negócio, planejar cada passo e, o mais importante, levantar TODAS as alternativas de investimento e financiamento existentes.
Com isso, perceberá que os bancos comerciais não são a fonte de recursos mais adequada para um negócio em fase inicial em nenhum lugar do mundo. Há um mito de que os bancos comerciais são o lugar certo, onde o empreendedor deve bater à porta para começar o seu negócio. Errado!
No universo dos negócios baseados em assinaturas, a fidelização de clientes é uma peça-chave para…
Com a crescente demanda pelo mercado digital, é essencial que as empresas escolham a melhor…
Os modelos de assinatura têm sido um grande sucesso no B2C, mas o que muitos…
Os clubes de benefícios se tornaram uma tendência crescente nos últimos anos, conquistando clientes por…
Um Guia para Novos Empreendedores Começar a jornada na venda recorrente pode parecer desafiador, mas…
A inteligência artificial (IA) está se tornando um aliado indispensável para empreendedores que buscam impulsionar…