O Product Placement é um tipo de recurso de marketing onde empresas recorrem a mídias com um grande apelo de público para “anunciar” seus produtos sem de fato fazer um anúncio.
Difícil de entender? A Betalabs separou alguns exemplos que podem esclarecer melhor este conceito, acompanhe:
Você já deve ter se deparado com a situação quando, em meio a um filme, o protagonista pede uma Coca-Cola no balcão de uma lanchonete, certo? Ou utiliza seu Macbook para pesquisar sobre um evento estranho? Ou ainda quando vai se vestir e calça seu All-Stars?
Pois bem, todas estas situações em que cada vez uma marca é “discretamente destacada” dentro do contexto de um filme, série, novela, clipe musical ou outras mídias relacionadas são exemplos de Product Placement.
Dado o tipo de mídia onde é veiculado, o Product Placement é mais custoso que outras ações de marketing.
Por isso, acaba sendo aplicado apenas por empresas que dispõe de um grande volume de capital para investir na divulgação de seus produtos.
O grande alcance proporcionado pelo recurso, além de engajar consumidores em potencial a consumir o item apresentado, favorece e fortalece a imagem da marca no mercado ao destacar as qualidades de seus produtos.
Principalmente, quando estes tem um papel relevante no desenrolar da história ou representam um ideal de consumo.
Aposto em como você já se imaginou dirigindo um dos luxuosos carros esportivos de James Bond, o agente 007, não é mesmo?
De fato, ao ponto de vista do “anunciante”, o Product Placement geralmente funciona como um “patrocinador”.
Além do dinheiro, que adquirido com o anúncio, acaba sendo revertido para arcar com as despesas da própria mídia, como custos de produção, pós-produção ou até mesmo para o próprio marketing da peça em questão.
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