E-commerce

O que é checkout transparente? Saiba como otimizar a jornada de compra dos usuários

Uma das principais preocupações de gestores e donos de lojas virtuais deve ser a jornada do consumidor. Desde a escolha dos produtos até a finalização da compra, a navegabilidade do usuário deve ser fluida para evitar desistências. Pensando nisso, o que é o checkout transparente?

O tempo de finalização de uma compra é um fator crucial para a tomada de decisão do consumidor. Se esse processo for interrompido ou apresentar lentidão por algum motivo, será ainda mais difícil fidelizar essa audiência. Nesse sentido, é essencial pensar em técnicas para evitar o abandono de carrinho e gerar mais conversões.

Então, como é possível implementar o checkout transparente em e-commerce e do que se trata essa solução? Se você possui uma loja virtual, é importante saber as razões por que os clientes desistem de finalizar uma compra e implementar soluções estratégicas com foco na fidelização do seu público-alvo. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto.

O que é checkout transparente?

O checkout transparente é uma solução para e-commerce destinada a tornar a venda de um produto cada vez mais funcional. Para isso, o consumidor é mantido no mesmo site durante todas as etapas de compra, sem a necessidade de ser redirecionado para outras páginas.

Dessa forma, todas as informações a respeito do cliente, como dados de pagamento, formas de envio e outros dados são preenchidos em uma mesma página. O negócio entra em contato com o intermediador da transação e processa as informações pelo back-end da plataforma, então a compra é efetivada em uma única etapa.

Na perspectiva dos clientes, é um processo de tomada de decisão que acontece de forma mais ágil em comparação com outros tipos de checkout, feitos em diferentes etapas. No checkout transparente, não há mudança visual na plataforma, o que é um aspecto importante para reduzir as desistências e oferecer mais segurança.

Para aplicá-lo em seu negócio, é necessário avaliar se essa solução é adequada para o tipo de consumidor que possui contato com sua marca. Qualquer erro no checkout pode gerar dúvidas no consumidor, por isso a navegabilidade na plataforma deve ser responsiva, especialmente na etapa de conclusão da compra.

Checkout lightbox

Ainda falando sobre checkout, também há um modelo que prioriza manter o cliente nas páginas de um e-commerce, chamado de checkout lightbox. Nesse caso, o usuário é mantido na mesma página, mas abre-se um pop-up indicando a próxima etapa da finalização de compra.

Para não colocar em risco a confiança do cliente, os pop-ups geralmente são personalizados de acordo com a identidade da marca e indicam o status da transação.

Como implementar em sua loja?

Apesar de o número de possibilidades para vender on-line ser amplo, o sucesso de uma loja virtual só acontece quando os processos são bem estruturados e a experiência do cliente é satisfatória. O checkout na loja virtual deve ser uma das primeiras preocupações para se destacar no primeiro contato com o consumidor.

Conecte as redes sociais à sua plataforma

Uma forma de tornar o acesso dos clientes à sua loja virtual ainda mais prático é oferecer a possibilidade de conexão dos perfis das redes sociais com a plataforma. Visitando as páginas de login de sites de vendas e mais, é possível observar um campo para logar com a conta do Google, Facebook, Twitter, etc.

Quando o usuário opta por conectar as contas, a rede social compartilha as informações pessoais com o e-commerce e o cadastro ocorre de forma mais rápida, bastando preencher poucos dados, como endereços de entrega e os meios de pagamento. É uma forma de oferecer praticidade aos clientes.

Forneça diferentes opções de checkout e meios de pagamento

Além do checkout tradicional, tornou-se cada vez mais comum a implementação de serviços de compra com apenas um clique. Neles, o usuário escolhe os produtos e a efetivação da compra é automática, caso ele opte por deixar os dados de pagamento armazenados no e-commerce.

Em alguns casos, as plataformas geram tokens ou é possível criar uma senha para confirmar a compra realizada. Geralmente, esse modelo é utilizado por clientes já fidelizados, uma vez que eles deixam os dados guardados com a loja, realizam compras de forma recorrente e confiam na qualidade dos processos.

Outro motivo para o abandono de carrinho é a falta de diversificação nos meios de pagamentos. Por isso, busque sempre disponibilizar formas de pagamento que vão ao encontro das preferências do seu público-alvo. PIX, boleto bancário e cartões de crédito geralmente são os mais utilizados.

Garanta a segurança do consumidor

Infelizmente, muitas lojas ainda são vítimas de ataques digitais. Então, a segurança do consumidor durante a navegação em toda a plataforma deve ser garantida. Para isso, é fundamental implementar sistemas de criptografia de dados e exibir aos consumidores os selos e as certificações de segurança da sua loja.

Sendo assim, se o consumidor sentir confiança ao realizar um checkout em sua loja, a taxa de conversão e as chances de sucesso do seu negócio são ampliadas. Também se lembre de oferecer o suporte necessário para cada cliente se ocorrer algum problema durante as negociações.

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